Notícias

ver todas
Prefeito Jonas inicia obras da ciclovia Baden Powell e anuncia mais três trechos no município

Na manhã deste sábado, dia 12 de dezembro, o prefeito Jonas Donizette deu início oficial às obras da ciclovia Baden Powell, no Jardim Nova Europa. A ciclovia, no canteiro central da avenida de mesmo nome, será bidirecional e terá 1,6 km de extensão. Ela será construída no trecho entre as rotatórias das avenidas Estados Unidos e São José dos Campos.

“Este é mais um compromisso efetivado, que a cidade tem e chancelado pela Câmara Municipal, que é um Plano Cicloviário para o município. Mesmo num momento muito difícil, com queda nos repasses federal e estadual e na receita da Prefeitura, estamos realizando esforços para viabilizar os projetos. Essa é uma obra com zero de recursos públicos”.

O custo estimado da ciclovia é de R$ 415 mil e o prazo de conclusão em torno de 60 dias. O espaço é fruto de um TCA (Termo de Compensação Ambiental) firmado entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Odebrecht Incorporações. O projeto da ciclovia é da Ulson Arquitetura e a construção de responsabilidade da Quintana.

A Secretaria do Verde e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizam ações conjuntas para implementar a rede de ciclovias. “Essa é mais uma obra desafiadora do prefeito Jonas e a afirmação do objetivo de dotar o município de uma rede de ciclovias”, afirmou o secretário Carlos Barreiro.

Para o secretário do Verde, Rogério Menezes, “o trabalho é intenso, para convergir as compensações ambientais com o Plano Cicloviário”.

Além da ciclovia, o canteiro central da Avenida Baden Powell também ganhará passeio público para caminhadas, iluminação fotovoltaica e acessibilidade, com mais R$ 800 mil de investimentos.

No evento de início das obras também estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, o vereador Tico Costa representando a Câmara Municipal, secretários municipais e moradores da região. Durante a cerimônia, o prefeito Jonas fez o anúncio da construção de mais três ciclovias no município: Barão Geraldo, Nova Aparecida e Taquaral / Theodureto.

Novos trechos
A ciclovia Barão Geraldo terá 2,1 km de extensão, ligando o Terminal Barão Geraldo até a portaria da Moradia Universitária, seguindo pela Rua Luiz Vicentin e chegando à Avenida Santa Isabel.

A ciclovia Nova Aparecida terá três trechos, que totalizam 2 km. Todos os trechos saem do Terminal Padre Anchieta. O trecho 1 tem 1,3 km, entre as ruas Amantino de Freitas e Dom Augusto Álvaro da Silva. O trecho 2 tem 345 metros, entre as vias São Hipólito e São Tomás de Aquino. E o trecho 3 também tem 345 metros, entre a Avenida Papa João Paulo II e a Rua São Matias.

Já a ciclovia Taquaral / Theodureto terá 1,6 km de extensão. Ela será construída no canteiro central da Avenida Theodureto de Almeida Camargo, no trecho entre a Avenida Padre Almeida Garret e a Praça 25 de Abril.

Rede
Campinas possui quase 28 km de ciclovias e rotas cicláveis. O Plano Cicloviário contempla a implantação de mais 181,9 km de pistas destinadas à circulação de bicicletas.

As ciclovias ficarão, preferencialmente, no canteiro central das vias públicas. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos do mobiliário urbano público.

Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos. A execução dos projetos será em quatro fases. Na Fase 1 do Plano estão previstos 16,3 km. Na Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na Fase 4, 52,4 km.

Fase 1
A primeira fase do Plano Cicloviário contempla a ciclovia da Mackenzie com 6,7 km, inaugurada em 6 de junho, no prolongamento da Avenida Isaura Roque Quércia; e a ciclovia Norte-Sul, no canteiro central da Avenida José de Souza Campos, com 1,3 km, inaugurada em 4 de outubro.

Também prevê as ciclovias Baden Powell (1,6 km), Barão Geraldo (2,1 km), Nova Aparecida (2 km), Taquaral / Theodureto (1,6 km) e Washington Luiz (950 m).

Bicicleta
A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.

O Plano Cicloviário agrega uma rede de ciclovias interligadas ao sistema de transporte público coletivo municipal, possibilitando a integração entre os dois modais. As informações completas sobre o Plano Cicloviário estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Plano Cicloviário de Campinas”.


Autor: Márcio Souza Última alteração em 15 de Dezembro de 2015 às 14:49