Notícias

ver todas
Campinas apresenta tecnologias voltadas para a mobilidade urbana em simpósio na Unicamp

Como aliar a tecnologia em favorecimento da mobilidade urbana? Este foi o mote da palestra do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, durante o BTSym’15 (Simpósio Brasileiro de Tecnologia, na sigla em Inglês) que ocorre no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O simpósio reúne palestrantes de companhias e instituições nacionais e, também, internacionais.

Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de dezembro, Barreiro apresentou o uso de tecnologias no favorecimento da mobilidade, em Campinas. Dentro das ações da Administração, destacou a parceria do município com a WBCSD (World Business Council For Sustainable Development - Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), que busca gerar soluções construtivas e compartilhadas para um futuro sustentável. Campinas é a única cidade das Américas que participa do estudo. Apenas mais cinco municípios do mundo estão no projeto: Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia).

Outro tema abordado foi a construção dos corredores BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em Inglês) nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande, que estão entrando na fase de licitação para elaboração dos projetos executivos e execução das obras. O BRT trará uma nova modalidade de transporte público ao município, com corredores totalmente segregados, embarque em nível, cobrança desembarcada e um sistema totalmente dedicado de monitoramento e controle.

Ainda dentro do transporte público coletivo, teve enfoque o estudo de viabilidade técnica do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ligando o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos e a criação do NuMT (Núcleo de Monitoramento do Transporte), na sede da Emdec, que permite a gestão e controle do sistema de transporte coletivo, em tempo real, por meio do AVL (Localização Automática do Veículo, em Inglês) instalado nos ônibus. O AVL permitiu o uso do “Busão na Hora”, aplicativo de celular que informa para o usuário o tempo de chegada do ônibus no ponto, entre outras funcionalidades.

Inovações
O secretário de Transportes também abordou a revitalização da Avenida Francisco Glicério, no Centro, que passa por uma grande transformação, com aterramento de toda fiação, nova sinalização e abrigos, conjuntos semafóricos modernos e mais eficientes, além de mais espaço para o deslocamento dos pedestres.

Dentro das ações em andamento, também destacou o Plano Cicloviário, que visa incentivar o uso da bicicleta para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público, criando rotas segregadas e, consequentemente, mais seguras.

Por fim, como ações futuras, Carlos Barreiro destacou os estudos nas áreas de criação de parklets (espaços de convívio) em regiões centrais do município; implantação do sistema de compartilhamento de carros e bicicletas; melhoria nos terminais e paradas de ônibus; eliminação do dinheiro dentro dos ônibus e aprimoramento do sistema de bilhetagem eletrônica; e a criação de eletropostos para a recarga de veículos elétricos.

Todas as ações e tecnologias empregadas buscam a criação de um sistema de mobilidade inovador que atenda a todos os cidadãos. Transporte seguro e fácil para as diversas intenções de deslocamento; com menor custo; redução na emissão de poluentes; e mais saudáveis.


Autor: Márcio Souza Última alteração em 10 de Dezembro de 2015 às 14:56