Idosos em Movimento

ver todas
Idosos em Movimento



Eles às vezes são relacionados ao passado, mas os idosos vivem agora, no presente. A terceira idade também é contemplada por ações educativas da EMDEC.

Na "Oficina – Percebendo Imagens, Sons, Ritmos e Movimentos", os participantes são estimulados a assimilar as mudanças ocorridas no cenário urbano nas últimas décadas, envolvendo sentidos como audição, tato e visão.

Com a palestra, ajuda-se a reconstruir, de forma gradativa, a habilidade de observar e compartilhar a cidade com atenção e segurança, abordando situações cotidianas, como andar pela calçada, atravessar a rua, dirigir, observar a sinalização e usar o transporte coletivo.

As pessoas com mais de 60 anos representam por volta de 10% da população de Campinas. São cerca de 100 mil cidadãos cuja mobilidade pode ser qualificada, a fim de ampliar a segurança nos deslocamentos.

A maior complexidade de Campinas neste século amplia os conflitos na circulação, cenário agravado pelo fato de os perigos às vezes serem facilitados pelos próprios pedestres, quando não observam seu espaço, saem da calçada para realizar travessias perigosas, não acompanham o tempo de semáforo ou não utilizam passarelas, além da poluição sonora que constantemente os desafia.

Para agendar a palestra, contate a Gerência de Educação e Cidadania da EMDEC, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (19) 3772-4078.