Notícias

ver todas
Largo do Rosário recebe 1ª ação de campanha para segurança de pedestres

 

O Largo do Rosário foi o primeiro palco de uma série de atividades focadas na proteção e segurança dos pedestres. Parte do Movimento Maio Amarelo, a campanha foi lançada pela Prefeitura de Campinas, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Detran-SP, na manhã desta quarta-feira, 20 de maio. A campanha permanente de atenção ao pedestre, que mira na redução dos índices de atropelamentos, foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi e pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
 
O Detran-SP foi representado pelo superintendente executivo Cassiano Brito Ramos; e pela chefe de Fiscalização de Trânsito, Queren Marques Oliveira. Representaram a Câmara Municipal os vereadores Luiz Carlos Rossini e José Carlos dos Santos (Carlinhos Camelô). Também participaram representantes do Corpo de Bombeiros.
 
“A redução nos óbitos alcançada em 2026 é motivo para celebrar, mas nenhuma morte no trânsito é aceitável. As políticas públicas voltadas para a redução de mortes são contínuas e só iremos celebrar plenamente quando conseguirmos zerar as mortes no trânsito”, destacou o prefeito Dário Saadi. “Respeitar as faixas de travessias e os pedestres, os limites de velocidade e semáforos são algumas das mensagens da campanha, que busca a proteção dos usuários mais vulneráveis no trânsito”, completou.
 
O presidente da Emdec ressaltou que “Campinas vem se tornando referência na queda das mortes no trânsito. E a redução nos óbitos que alcançamos em 2026 é fruto de um trabalho de longo prazo, que engloba as campanhas educativas, ações de fiscalização, obras de geometria”, disse Riverete.
 
“Quero agradecer o município pela parceria contínua com o Detran, que se intensifica neste Maio Amarelo e que, nesta campanha, privilegia os usuários mais vulneráveis no trânsito”, reforçou o representante do Detran, Cassiano Ramos.
 
 
 
Motoristas abordados endossaram a campanha  
Os condutores que foram abordados pelas equipes da Emdec receberam o adesivo veicular “Eu paro para o pedestre” e elogiaram as ações de conscientização. “Respeitar o pedestre é respeitar a si mesmo, como condutor, e prevenir acidentes”, reforçou o aposentado Claudio Ramalho.
 
“Achei bem interessante e importante esse alerta aos condutores, que reforça que o pedestre e sua segurança estão em primeiro lugar”, afirmou Leidiane Serafim Melo.
 
 
 
Estratégias e próximas ações
As estratégias contínuas de conscientização seguem ao longo do ano, com ações semanais até dezembro. Confira as ações previstas:
  • Abordagens educativas de condutores e pedestres em pontos críticos de sinistros, incluindo pontos dos Corredores BRT: entrega de adesivos veiculares e exposição de faixas “vivas”.
  • Agente Presente: as abordagens terão o envolvimento de agentes de trânsito, que já atuam na região central apoiando as travessias de pedestres.
  • Atividade interativa “Fato ou Fake” do Detran-SP, que testa o conhecimento dos participantes sobre segurança viária. 
Em função de flagrantes de desrespeito identificados pelo videomonitoramento do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec, as duas próximas ações da campanha serão realizadas nos seguintes pontos: 
  • 26/05  9h | Torre do Castelo: Praça Vinte e Três de Outubro, próximo aos cruzamentos com as avenidas Andrade Neves e João Erbolato.
  • 03/06  11h | Av. das Amoreiras x r. Prefeito Faria Lima, próximo à sede dos Patrulheiros de Campinas.
Mortes de pedestres caíram 25% em 2026
Resultado das ações contínuas realizadas pela Emdec, o primeiro trimestre de 2026 registrou queda em todos os índices de óbitos no trânsito. Foram seis mortes no eixo urbano, o que representa queda de 63% em relação ao mesmo período do ano passado. Três dos óbitos eram de pedestres – número 25% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado (4).
 
Nos dados consolidados de 2025, os pedestres ocupam a segunda posição entre os que mais morreram no trânsito. Entre as 142 vidas perdidas em vias urbanas e rodovias no ano passado, 45 (31,7%) eram de pedestres – o que equivale a um pedestre morto a cada oito dias. No eixo urbano, foram 74 mortes e 30% (22) eram pedestres.
 
Ações que salvaram vidas de pedestres
Entre as ações realizadas pela Emdec que contribuíram para o resultado positivo em 2026 estão os projetos de requalificação viária focados na priorização do caminhar, executados na avenida Campos Sales e na rua José Paulino; ações de urbanismo tático nas regiões do Botafogo, Parque Industrial, Padre Anchieta e Satélite Íris, que incluem redução da velocidade em entornos escolares; melhorias de acessibilidade em terminais; e o lançamento da Cartilha de Parâmetros de Desenho Viário Seguro para Pedestres.
 
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, tem como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas” e convida todos a irem além do automático e passarem a enxergar, de fato, quem está ao seu redor, reconhecendo que cada pessoa no trânsito tem uma história, uma vida e o direito de chegar em segurança. A programação completa do movimento está disponível no hotsite emdec.com.br/maioamarelo.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 20 de Maio de 2026 às 12:54