Notícias

ver todas
Agentes da Emdec recebem honraria concedida pela Polícia Militar

Durante cerimônia de aniversário de 37 anos do 35º Batalhão de Polícia Militar do Interior (35º BPM/I), realizada no Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) foram homenageados pela parceria entre os dois órgãos. O evento foi realizado na última terça-feira (12/05), na base do CPI-2, na avenida João Jorge, na Vila Industrial. 

A medalha “Challenge Coin”, honraria concedida a cidadãos que se destacam pelos relevantes serviços e méritos prestados à sociedade, foi entregue ao diretor de Operações da Emdec, Luiz Carlos Sardinha; e ao Coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter. Ambos possuem trajetórias como agentes da mobilidade urbana na Emdec, com 20 e 29 anos de casa, respectivamente. 

 
As homenagens reconheceram o trabalho desenvolvido pelos representantes da Emdec na área de mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, destacando a atuação integrada entre os órgãos públicos em prol da segurança viária e da qualidade de vida da população. A parceria com o batalhão abrange as operações integradas de fiscalização, realizadas para coibir condutas de risco e promover o respeito às Leis de Trânsito.  
 
Para o diretor de Operações, "esse tipo de reconhecimento é estendido a todos os profissionais da Emdec, em especial aos agentes da mobilidade urbana, que se dedicam a salvar vidas no trânsito diariamente", enfatizou Sardinha. No último dia 11 de maio, foi comemorado o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, criado pela Lei Federal nº 14.594/2023. 
 
“É uma honra participar e receber esse reconhecimento, que fortalece ainda mais a nossa atuação em prol da mobilidade urbana”, destacou Carpenter.
 
 
A solenidade oficial contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. O evento reuniu autoridades públicas e civis de Campinas, além de representantes de cidades da região, como Vinhedo e Valinhos.

Durante a cerimônia, também houve homenagens a policiais femininas da corporação, reconhecendo a dedicação e a atuação das profissionais na segurança pública. A homenagem lembrou o Dia da Policial Feminina, comemorado em 12 de maio, e destacou o aumento da presença feminina nas corporações. 

Ao final da solenidade, o coronel da Polícia Militar, Jefferson Cansian realizou um discurso de agradecimento, reconhecendo o trabalho desempenhado pela corporação, pelos colegas de atuação e por todos os homenageados presentes no evento. “Para mim, é uma honra estar celebrando este momento com vocês, reconhecendo cada contribuição prestada até aqui. Cada um de vocês faz parte disso, cada um de vocês carregam histórias e dedicação”.  

Sobre a Challenge Coin
Segundo o 35º BPM/I, a “Challenge Coin” foi criada como símbolo de honra e gratidão a pessoas que contribuem de forma significativa para a sociedade e para o fortalecimento das relações. É uma condecoração simbólica de alto valor, entregue também para reconhecer tempo de serviço, ou cooperação.
 
Autor: Henrique Andrade (Sob supervisão) Última alteração em 13 de Maio de 2026 às 12:33