Notícias

ver todas
Fiscalização na Unicamp: 60 multas ‘morais’ foram distribuídas

 

 
No primeiro dia da campanha educativa realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) dentro do campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, no Distrito de Barão Geraldo, foram distribuídas cerca de 60 multas ‘morais’, sem efeito punitivo.  A campanha educativa segue durante 10 dias úteis, até o dia 13 de março.
 
As abordagens ocorreram na manhã desta segunda (02/03) e mobilizaram agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec, na aplicação das multas educativas e orientações. Profissionais da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) também distribuíram cerca de 6 mil folhetos com orientações sobre as regras de trânsito.
 
As multas ‘morais’ são fixadas nos veículos estacionados de forma irregular e têm o objetivo de alertar os motoristas que cometem infrações de trânsito. Entre as principais ‘infrações’ identificadas estavam o estacionamento irregular sobre faixas de pedestres, sobre marcas de canalização e em locais / horários proibidos pela sinalização.
 
A atuação da Emdec dentro do campus atende a uma solicitação da Prefeitura Universitária da Unicamp, que identificou recorrência de situações irregulares, e foi viabilizada pela formalização de um contrato entre as instituições.
 
A parceria mira na ampliação da segurança viária e na prevenção de sinistros (acidentes) no campus, além de promover o respeito às Leis de Trânsito e à sinalização, principalmente no que se refere às regras de estacionamento regulamentado e uso indevido (sem credencial) de vagas exclusivas / especiais para idosos e deficientes.
 
Os materiais educativos enfatizam os seguintes comportamentos:
  • Respeito às vagas exclusivas, dedicadas aos idosos e pessoas com deficiência: para utilizá-las, é obrigatório o uso da credencial física ou digital (emitida via Carteira Digital de Trânsito).
  • Estacionamento e Parada: respeito à sinalização (áreas, locais e horários regulamentados); jamais estacionar em áreas proibidas (sobre faixas de pedestres ou calçadas, obstruindo rampas de acessibilidade ou saída de veículos).
  • Prioridade aos pedestres: respeito às travessias.
 
 
Fiscalização de trânsito começa no próximo dia 16
A fiscalização efetiva, com monitoramento e aplicação de penalidades, dentro do campus de Barão Geraldo tem início no dia 16 de março. Serão dois agentes atuando no campus, dentro do período entre 7h e 19h. A atuação está atrelada à disponibilidade de viaturas e de profissionais.
 
“Os agentes que já atendem ao eixo de Barão Geraldo vão atuar nas áreas que contam com sinalização regulamentada. Para evitar a aplicação das penalidades e a remoção do veículo ao Pátio, a Emdec orienta que tanto a comunidade universitária quanto aqueles que acessam ao campus periodicamente observem a sinalização de solo e placas, na hora de estacionar o veículo”, orienta o coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter.
 
SERVIÇO
Campanha educativa | ‘Multas morais’ Unicamp
Ruas Alexander Fleming, Carlos Chagas, Vital Brasil e Albert Sabin
  • 03/03 (terça): 13h às 15h.
  • 06/03 (sexta): 9h às 11h.
  • 09/03 (segunda): 14h às 16h. 
  • 12/03 (quinta): 9h às 11h.
Avenidas Oswaldo Cruz e Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira
  • 04/03 (quarta): 9h às 11h.
  • 10/03 (terça): 13h às 15h.
Quadrilátero entre as vias 06 de Agosto e Oswaldo Cruz; Roxo Moreira e Josué de Castro
  • 05/03 (quinta): 14h às 16h.
  • 11/03 (quarta): 9h às 11h.
  • 13/03 (sexta): 14h às 16h. 
As ações poderão ser reprogramadas, a depender das condições climáticas.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 02 de Março de 2026 às 18:02