Notícias

ver todas
Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval

 

Durante 12 operações integradas de fiscalização realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Polícia Militar (PM), durante o Carnaval, foram realizados 624 testes com ‘bafômetros’. A verificação de alcoolemia foi incluída nas abordagens de fiscalização convencionais, tendo como foco a redução de sinistros (acidentes) envolvendo embriaguez na direção durante o período festivo.

Elas foram realizadas, continuamente, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a maioria no eixo de Barão Geraldo, que concentra o maior número de blocos carnavalescos. Dos 624 testes realizados, 597 foram aplicados em condutores de automóveis e 27 em motociclistas.


Vinte e nove condutores foram autuados por recusa ao teste de bafômetro, sendo 26 homens e três mulheres. Os veículos são liberados a condutores habilitados, após passarem pela verificação de alcoolemia.


Foram utilizados etilômetros passivos (na primeira triagem) e ativos (usados para a segunda confirmação, em caso de teste positivo). Os equipamentos pertencem à Emdec e os ‘ativos’ medem com exatidão a concentração de álcool presente no alvéolo pulmonar.


Tanto a recusa quanto a combinação de álcool e direção são infrações gravíssimas, multiplicadas por 10 (R$ 2.934,70), com recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses. Se identificado teor alcoólico igual ou superior a 0,34 mg/L, o condutor responde por crime de trânsito, com pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação.


‘Bafômetros’ educativos em blocos alcançam 4,6 mil pessoas
Educadores e agentes da Emdec também marcaram presença nos blocos carnavalescos, entre o final de janeiro o último final de semana, reforçando o alerta sobre os riscos de combinar álcool e direção. Testes de alcoolemia foram realizados com um “bafômetro” educativo, sem caráter punitivo, para estimular a reflexão. No total, foram 4,6 mil pessoas impactadas pelos testes educativos ou distribuição de materiais nos blocos carnavalescos.

 

 
Foto: Firmino Piton / PMC

Fiscalização de trânsito: outras 225 condutas de risco identificadas
Entre os dias 13 e 17, as blitze identificaram outras 225 infrações de trânsito (184 aplicadas a carros e 41 a motocicletas). Foram retirados das ruas e removidos ao Pátio Municipal 41 veículos em situações que feriam a legislação (36 carros e cinco motos). As remoções estavam relacionadas a situações como licenciamento vencido, escapamento ou habilitação irregular, além da própria recusa ao teste de ‘bafômetro’.

Ao longo de 2025, a Emdec promoveu 295 operações integradas, que identificaram quase 10,9 mil condutas de risco.


Mais de 2,2 mil testes de alcoolemia já foram realizados
Em novembro de 2025, a Emdec e a GM lançaram a “Operação pela Vida”, como estratégia para reduzir as mortes e lesões graves causadas pelo álcool no trânsito. Até janeiro, foram sete operações neste formato, 2,2 mil testes realizados e 91 autuações (88 recusas e três autuações por direção sob influência de álcool).

O álcool foi a principal causa de mortes no trânsito em 2024 e esteve presente em 51 (38,1%) dos 134 sinistros analisados. Entre as 76 vidas perdidas em vias urbanas em 2025, 43 casos foram analisados e o álcool associado à direção permanece como o fator de risco que mais matou, superando o excesso de velocidade. Foram 15 sinistros fatais ou 35% do total de casos analisados.

Autor: Ângela Silva Última alteração em 19 de Fevereiro de 2026 às 15:42