Notícias

ver todas
Terminal BRT Mercado entra em nova fase de operação parcial



Dentro de mais uma etapa das obras de construção de reservatório de retenção de águas pluviais, o “Piscinão”, no Centro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma nova etapa de operação parcial no Terminal BRT Mercado. A circulação de pessoas no sentido Centro – bairro é afetada, dentro do local. Está mantido o embarque com as linhas semi-expressas BRT21 e BRT26, com operação entre 15h30 e 19h40, no Terminal. O atendimento no sentido bairro – Centro continua normal, para todas as linhas BRT.

Para utilizar as linhas BRT12, BRT20 e BRT25, no sentido Centro - bairro, o ponto mais próximo ao BRT Mercado está implantado na avenida João Penido Burnier, ao lado do Terminal e próximo ao colégio Cotuca. A Emdec indica como deslocamento até o local as vias Benjamin Constant, Senador Saraiva, Sebastião de Souza e acesso para a João Penido Burnier. Contornando o Terminal. Não é possível realizar o deslocamento utilizando o espaço interno do BRT Mercado, pois ele está segregado com tapumes. Os atendimentos para as linhas BRT21 e BRT26, no Terminal BRT Mercado, não estão impactados.

Nos próximos dias a Emdec implantará, nas vias utilizadas para o deslocamento, nove placas de orientação sobre o sentido de direção. E agentes da Mobilidade Urbana da Emdec realizarão trabalho de orientação para os usuários.

Reservatório RS1
O "Piscinão" Reservatório RS1 de Campinas é um projeto de macrodrenagem localizado na região do córrego Serafim, próximo à Praça da Ópera, no Centro. O objetivo é reduzir os alagamentos na região central.

O “Piscinão” terá capacidade para armazenar 80 milhões de litros de água. A obra, que começou em setembro de 2025, está sendo construída de forma subterrânea, para que a praça possa ser reaberta para o uso público, após a conclusão. A gestão das obras é realizada pela Secretaria de Infraestrutura.

Consulte sua linha

Quem usa o transporte coletivo de Campinas pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e quais ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.

Fale Conosco
Para tirar dúvidas sobre trânsito e transporte, os usuários podem acessar os canais do “Fale Conosco Emdec”, pelo telefone 118, ou pelo aplicativo “Emdec”. As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910, que também é o número de WhatsApp da Emdec.

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 13 de Fevereiro de 2026 às 15:11