Notícias

ver todas
Substituição de eucaliptos provoca interdição de trânsito em Barão Geraldo

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai interditar parcialmente um trecho da avenida Albino José Barbosa de Oliveira, no distrito de Barão Geraldo, para viabilizar um trabalho de substituição de eucaliptos por árvores nativas na região. O bloqueio será em forma de operação comporta (pare e siga), a partir das 8h30 deste sábado (31/01) até o final dos trabalhos. 

O trânsito será interrompido na marginal da Albino José Barbosa de Oliveira até a estrada da Rhodia. A operação "pare e siga" acontecerá na via principal, entre a rua Oswaldo Antunes Vasconcelos e avenida Oscar Pedroso Horta.

Os trabalhos, a cargo da Secretaria de Serviços Públicos, preveem a substituição de 15 eucaliptos, que estão comprometidos e com risco de queda, na rua Maria Tereza Dias da Silva, próximo à Estrada da Rhodia. Outras 15 árvores, de espécies nativas, adequadas para o local, com pelo menos 2 metros de altura, serão plantadas no mesmo lugar.

Cronograma
O processo de trabalho está programado para ser feito em três sábados, com seis equipes, sendo cinco de poda/extração, com dez profissionais em cada, e uma de escalada, com oito pessoas, para alcançar partes mais altas das árvores, com mais de dez profissionais no total. Neste primeiro fim de semana, serão retiradas as copas dos eucaliptos; no outro sábado serão extraídos os troncos e depois será realizado o plantio de novas árvores.

Segurança
O laudo técnico do Departamento de Parques e Jardins atestou que os eucaliptos, que possuem raízes superficiais, estão em idade avançada e plantados em barrancos, o que compromete ainda mais a segurança. Além disso, estão muito altos e, com isso, mais suscetíveis à força do vento, e próximas demais da rua, com risco de queda sobre pessoas e veículos que circulam pelo local.

Ofício ao MP
A Prefeitura de Campinas encaminhou ofício ao Ministério Público, na semana passada, para comunicar a substituição desses 15 eucaliptos condenados. O ofício reforça que períodos prolongados de chuvas intensas, como o verão, aumenta o risco para pedestres e motoristas.

Autor: Dani Lemos e Ernesto Guimarães Última alteração em 30 de Janeiro de 2026 às 17:56