Notícias

ver todas
Em 2025, 12 novos semáforos para travessias foram ativados




Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres também estão entre as principais vítimas fatais em Campinas. Uma das ações realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para reforçar a segurança desse público envolve a instalação de equipamentos semafóricos com focos para pedestres, a maioria com botoeiras. 


O equipamento amplia a segurança dos pedestres, que devem acionar o botão antes de atravessar e aguardar a fase verde. 

Entre janeiro e dezembro deste ano, foram implantados 12 novos semáforos com focos para pedestres, nos seguintes cruzamentos: Av. Mirandópolis x Senador Antônio Lacerda Franco x Presidente Juscelino (Novo Campos Elíseos / Vila Pompéia); Av. Almeida Garret x r. José Lins do Rego (Alto do Taquaral); Av. Pastor João Prata Vieira x r. Maria Dolores (Dic IV); Av. Papa Paulo VI, anterior à r. Ralpho Leite de Barros (Jardim do Trevo); R. Amantino de Freitas x r. Alberto Bosco (Padre Anchieta); r. Dr. Pereira Lima x av. Bueno de Miranda (Vila Industrial); av. José Bonifácio x r. Promissão (Jardim Flamboyant); av. Heitor Penteado x Ginásio Taquaral (Taquaral); acesso r. Romualdo Andreazzi x av. João Batista Martins Ladeira (Jardim do Trevo); r. Hermano Penteado x Estação BRT Ipaussurama (Jardim Ipaussurama); r. Leonardo Da Vinci x av. Júlio Prestes; r. Leonardo Da Vinci x Praça Manoel Lousada x r. Thomaz Alva Edson.

Além destes, quatro semáforos existentes foram reconfigurados e receberam focos para pedestres: r. Coronel Quirino x r. Guilherme da Silva (Cambuí); r. Santos Dumont x r. Olavo Bilac (Cambuí); av. José Bonifácio x r. Mogi Guaçu (Jardim Flamboyant); e r. 1º de Março x r. Carolina Florence (Jardim Nossa Senhora Auxiliadora). 


Travessia inteligente: tecnologia ‘ilumina’ faixa de pedestres 
Desde o final de setembro, Campinas vem testando uma tecnologia que projeta um campo luminoso para alertar motoristas sobre a travessia, no período noturno. O sistema SafeXOne ou “travessia inteligente” foi instalado na rua São Pedro, no Cambuí, em frente ao Centro de Convivência. 

Durante o dia, a presença dos pedestres é sinalizada por alertas luminosos e, no período noturno, feixes de laser iluminam a travessia. O projeto é fruto de uma parceria internacional entre a Prefeitura de Campinas, a Emdec e a empresa húngara VisibleCrossing, sendo o protótipo implantado sem custos para os cofres públicos. Campinas é o primeiro município do estado de São Paulo e segundo do Brasil a receber a tecnologia, que já está em funcionamento na Europa. No Brasil, o projeto também está presente na cidade de Curitiba (PR). 


 
22 pedestres perderam a vida em 2025
Campinas computou 66 óbitos em vias urbanas até novembro deste ano. Atrás apenas dos motociclistas, os pedestres representaram 33% das mortes no eixo urbano: foram 22 óbitos em 2025, número 10% maior do que o computado no mesmo período do ano passado. Apesar do alerta, no último mês de novembro, nenhuma morte de pedestre foi registrada na malha urbana de Campinas.

Em 2024, 64% das vítimas idosas eram pedestres 
No ano passado, 72 (46,2%) pessoas perderam a vida em vias urbanas e 84 (53,8%) em rodovias: 45 eram pedestres (28,8%) – alta de 2,3% em relação a 2023 (44).

No eixo urbano, porém, o município alcançou queda de 14,8%: foram 23 óbitos em 2024 e 27 em 2023. O número é mais alarmante quando se considera as vítimas idosas (60 anos ou mais): 16 (64%) eram pedestres.

Entre 134 sinistros de trânsito que tiveram as causas analisadas, ocorridos em vias urbanas e rodovias, o comportamento do pedestre aparece na quarta colocação entre os principais fatores de risco, com 21,6% (29 casos). Confira os principais comportamentos envolvendo pedestres que levaram a óbitos: 

• 7 (24,1%) travessia fora da passarela; 
• 5 (17,2%) caminhando ao longo da via; 
• 5 (17,2%) travessia fora da faixa de pedestre;
• 3 (10,3%) travessia em sinal vermelho;
• 3 (10,3%) travessia em local inapropriado;
• 2 (6,9%) falha ao julgar trajetória do veículo. 

Como solicitar sinalização 
Para solicitar a adequada sinalização de trânsito, incluindo implantação de novos semáforos, a população pode utilizar os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. A Emdec analisa a necessidade, do ponto de vista da segurança viária, e a viabilidade técnica do pedido.  
 

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 31 de Dezembro de 2025 às 09:35