Notícias

ver todas
Com uso de sistema inovador, Emdec otimiza soluções para trânsito e transporte


Planejar e otimizar a infraestrutura do transporte, analisar a capacidade de vias, testar e desenvolver sistemas de controle de tráfego em benefício da população é parte do compromisso da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Entre as ferramentas tecnológicas utilizadas para apoiar projetos neste sentido está um sistema de simulação de fluxo de tráfego que conta com procedimentos e softwares específicos.

Avaliar cenários de congestionamento e lentidão, problemas com a rede semafórica, deslocamento de pedestres, novas ocupações, simular o tráfego de veículos e buscar a solução mais eficiente e, até mesmo, analisar situações complexas do sistema viário são algumas das funcionalidades do sistema. A simulação começou a ser utilizada na prática em 2019 e foi adotado nas fases iniciais de projetos de mobilidade recentes.

A solução é aplicada em projetos de reconfiguração geométrica, operação de trânsito e transporte, sinalização horizontal/vertical. Com isso, os resultados das propostas são demonstrados, sendo possível aprovar, rejeitar ou mesmo adequar tais projetos sem necessidade de implantação física.

Um exemplo de utilização recente da ferramenta ocorreu na etapa de estudos preliminares do projeto de binário de trânsito implantado entre outubro e novembro no “Balão do Bela Vista”. A iniciativa promoveu fluidez, redução de conflitos do tráfego e mais segurança na circulação de pedestres e condutores. O software viabilizou simulações da nova dinâmica de circulação, levando em consideração todas as características da região e seu entorno.

“Esta tecnologia estimula estudos mais aprofundados, maior empenho no planejamento, implantações mais certeiras, evita desperdícios de tempo, materiais e equipamentos”, explica o analista de mobilidade urbana, Daniel Nithack, que atua na área de Planejamento e Projetos de Sinalização Viária da Emdec. “Com os dados corretos e uma calibragem precisa, é possível inserir informações que vão desde características do local e das vias, tipos de veículos que circulam na região, operações do transporte/trânsito e, até mesmo, comportamentos dos condutores e pedestres”, completou Nithack, enfatizando a importância dos projetos, que são pensados para a qualificação da mobilidade urbana em Campinas, impactando positivamente no direito de ir e vir da população.

A tecnologia também foi empregada nos projetos de requalificação e promoção da mobilidade ativa implantados na rua José Paulino, avenida Campos Sales e rua Delphino Cintra. “Essas propostas ganharam vida por meio das simulações, que foram possíveis após a coleta precisa de dados”, explicou Nithack. 

Funcionalidades 
Os softwares de simulação de trânsito, por meio do lançamento de dados correspondentes a um sistema viário de uma determinada região, permitem reproduzir o fluxo de pedestres, ciclistas, veículos e usuários do transporte público, com base em dados reais e parâmetros definidos pelo usuário, tais como:
  • Volume e composição do tráfego (carros, ônibus, caminhões, motos, etc);
  • Configuração geométrica da via (largura, número de faixas, interseções, semáforos);
  • Regras e controles de tráfego (tempo semafórico, sinalização, restrições de circulação);
  • Comportamento dos motoristas e pedestres (velocidade, tempo de reação, agressividade);
  • Operação dos itinerários das linhas do sistema de transporte público e dos pontos de parada;
  • Programação das operações semafóricas. 
As simulações em 3D possibilitam a visualização de “pontos de vista” de pedestres e condutores. 

Referência mundial 
A ferramenta é utilizada em diversos países pelo mundo, como Colômbia, Peru, Egito, Canadá, Polônia, Índia, República Theca, Argentina, Filipinas, Estados Unidos, Alemanha, entre outros.

“No Brasil, além de Campinas, a ferramenta é utilizada por outros municípios, como São Paulo (SP) e Curitiba (PR), sendo essas três boas referências em simulações”, destaca o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PTV Group no Brasil (desenvolvedora do software), Jonie Doberstein. 

O software de simulação é uma de tantas tecnologias que a Emdec vem utilizando e que se complementam. Entre elas: sistemas de programação semafórica, monitoramento de equipamentos de fiscalização eletrônica, contadores de fluxo, monitoramento do transporte público urbano e tecnologias de contagem tipificada por movimento por câmeras.
 

 

Autor: Henrique Andrade (sob supervisão) Última alteração em 29 de Dezembro de 2025 às 13:07