
Ampliar a segurança viária em pontos com recorrência de sinistros (acidentes) e alto fluxo de pedestres e usuários do transporte público coletivo. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu, em 2025, o remanejamento de cinco pontos de fiscalização eletrônica (radares). A estratégia foi utilizada para a prevenção de sinistros sem ampliar o número de 144 pontos na cidade. Em 2024, outros cinco pontos / locais receberam os radares remanejados.
Os equipamentos foram instalados, principalmente, no entorno de terminais e estações BRT, como forma de proteção aos usuários do transporte público coletivo durante as travessias. Os radares identificam e autuam situações de excesso de velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres.
“A fiscalização ainda é o instrumento mais poderoso para que o Poder Público coíba os comportamentos de risco. Quem respeita as Leis de Trânsito não teme os radares. Menos de 1% dos motoristas que passam pelos pontos com radares são autuados”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Os radares foram retirados de locais onde o papel fiscalizatório já foi cumprido, ou seja, onde os equipamentos exerceram a função preventiva. “Isso demonstra que a preocupação é, de fato, inibir o comportamento de risco e não apenas aplicar a multa”, completa Riverete.
As condutas de risco são demonstradas por diversos flagrantes registrados e divulgados recentemente pela Emdec: motociclistas que fazem manobras arriscadas para ocultar as placas e fugir da fiscalização; condutores que avançam o sinal vermelho e provocam sinistros de trânsito; veículos circulando acima de 100 km/h em vias com velocidade máxima regulamentada em 50 km/h.
Segurança reforçada na av. JBD
Entre os 10 pontos contemplados com os equipamentos entre 2024 e 2025, quatro estão localizados na avenida John Boyd Dunlop e próximos de estações ou terminais do BRT Campo Grande. A avenida John Boyd Dunlop é a mais perigosa de Campinas e concentrou, nos últimos três anos, 9,3% (21) do total de óbitos ocorridos em vias urbanas.
Apesar disso e em função das diversas intervenções realizadas para ampliar a segurança viária, a avenida apresentou queda gradativa de 46% nas mortes, passando de 13 em 2021 para sete em 2024. Dados preliminares de 2025 indicam que, até outubro, foram três sinistros fatais na via.
Confira os locais que receberam os equipamentos remanejados:
2025
- Setembro | R. Nabiha Waquim Abrahão, no sentido bairro – Centro, próximo à avenida Papa João Paulo I (Gramado).
- Junho | Av. Marechal Rondon x r. Jacob Bereck Steinberg.
- Junho | Av. John Boyd Dunlop (ambos os sentidos) / Nadir Dias Oliveira x Estação BRT Bandeirantes.
- Fevereiro | Av. John Boyd Dunlop (ambos os sentidos) x Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama.
- Fevereiro | Av. John Boyd Dunlop x acesso ao Terminal BRT Campo Grande.
2024
- Dezembro | Av. Ruy Rodriguez x r. Alberto Melo da Costa (bairro – Centro) e anterior à rua Armando Rocha Brito Junior (Centro – bairro), próximo ao Terminal BRT Santa Lúcia.
- Outubro | Av. Ruy Rodriguez x r. Antônio Menas Filho (Centro – bairro), junto à Estação BRS Arymana.
- Agosto | Rod. Dr. Heitor Penteado (SP-081 - bairro – Centro) x posterior ao Clube Cultura (Sousas).
- Agosto | Av. John Boyd Dunlop x Praça Santa Catarina (sentido bairro – Centro), Vila Teixeira.
- Março | Av. Ruy Rodriguez (bairro – Centro) x av. Maria Julieta Godoi Cartezani.
Fiscalização, educação e sinalização para salvar vidas
Juntamente com as ações educativas e de engenharia de tráfego, a fiscalização é instrumento do Poder Público para promover a segurança viária e salvar vidas no trânsito.
Ainda no eixo fiscalização, novos pontos de videomonitoramento (fiscalização remota) foram ativados neste ano, nas avenidas das Amoreiras (altura da Prefeito Faria Lima, Alves do Banho e Senador Lacerda Franco); Francisco Glicério x Aquidabã; e Senador Saraiva x Benjamin Constant. As operações de fiscalização conjuntas com as forças policiais também miram nos comportamentos de risco e foram intensificadas. Até novembro de 2025, 263 operações integradas de fiscalização identificaram 9,8 mil condutas de risco.
Obras de geometria e o reforço da sinalização viária também contribuem para promover um trânsito mais seguro: foram 156,1 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo) executados, 5,4 mil novas placas e 250 novas rampas de acessibilidade. E 353 ações educativas promoveram uma mobilidade urbana mais segura para todos, com foco principal nos motociclistas e pedestres, impactando mais de 42,6 mil pessoas.