Notícias

ver todas
Comitiva de Osasco visita a Emdec e o novo CCO

Uma comitiva da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO) realizou visita para conhecer de perto a estrutura e o modelo de gestão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta terça-feira, dia 9 de dezembro.

“Viemos aqui para aprender”, avaliou o presidente da CMTO, Fábio Grossi, que apontou similaridades entre os dois municípios, como o número de habitantes. “Tem várias características que são iguais à cidade de Osasco. Por essa razão, escolhemos Campinas como a primeira cidade a ser visitada”.

Segundo Grossi, o objetivo da visita foi entender a estrutura da Emdec e a gestão unificada de trânsito e transporte, que em Osasco é feita de forma separada. “Percebemos que em várias cidades a mobilidade, o trânsito, andam com o (transporte) coletivo. Em Osasco é um pouco diferente”, explicou. “Eu penso que o trânsito deveria estar dentro da companhia municipal”.

Durante a manhã, a equipe conheceu toda a estrutura da Emdec e da Secretaria de Transportes de Campinas, com apresentações sobre a atuação de diversas áreas. A chefe de Gabinete da Emdec, Giselle Normanha, e gestores de diversas áreas receberam a comitiva e explicaram a estrutura organizacional da Emdec e sua governança. Também foram apresentados o processo de concessão do transporte coletivo, projetos de sinalização e vias seguras; campanhas e ações educativas e de comunicação; treinamentos; projetos de inovação; além da fiscalização.

“Sempre estamos abertos ao diálogo com municípios que queiram trocar experiências sobre a gestão da mobilidade urbana. Acreditamos que este é um caminho fundamental para a inovação de processos e o aprimoramento da gestão pública”, explicou a gerente de Desenvolvimento Humano e Institucional da Emdec, Débora Damasco.

Ao final, o grupo visitou o novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), inaugurado em setembro. Além do presidente da CMTO, participaram da agenda a diretora financeira da companhia, Lilian Correia dos Santos, e a assessora Munike Burity.

Autor: Danielle Cristine Última alteração em 09 de Dezembro de 2025 às 18:20