Notícias

ver todas
Avenida José Amgarten recebe câmeras para inibir condutas de risco

 

 
De olho nos comportamentos de risco e para coibir as situações recorrentes de estacionamento irregular no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai ativar dois novos pontos de fiscalização remota. As câmeras foram instaladas nos dois sentidos da avenida José Amgarten, na entrada (Campinas/Viracopos) e saída do aeroporto (Viracopos/Campinas) e começam a registrar as infrações, a partir do dia 15 de dezembro (segunda-feira).
 
O objetivo é estimular o cumprimento das leis de trânsito e reduzir sinistros (acidentes). “A ampliação dos pontos de fiscalização remota em Campinas vem sendo usada como estratégia para inibir irregularidades comuns: uso indevido de faixa exclusiva, transposição e retorno irregulares. No caso do Aeroporto, a ideia é reforçar a fiscalização já realizada pelos agentes da mobilidade urbana, coibindo os estacionamentos irregulares, comportamento que gera risco de sinistro”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
 
Para alertar condutores sobre a presença dos equipamentos de fiscalização remota, os locais receberam placas (sinalização vertical) instaladas nas aproximações. A sinalização destaca que há “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.
 
O monitoramento vai identificar, principalmente, situações de estacionamento irregular. O local conta com sinalização regulamentada de “Estacionamento Proibido” (placa R6-A). 
 
 
 
Flagrantes de estacionamento irregular foram identificados no período de testes
 
Além de identificar as condutas de risco, o sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes acompanhem remotamente e prestem o devido apoio a sinistros em andamento, veículos quebrados na via, manifestações, etc.
 
As câmeras têm visão panorâmica de 360º e são monitoradas remotamente por agentes da mobilidade urbana que atuam no Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec. O equipamento flagra o comportamento de risco e permite a captura da imagem. A partir dela, é elaborado o auto de infração.
 
Sinistros
A avenida José Amgarten, que recebeu as novas câmeras de videomonitoramento registrou, entre 2024 e 2025, quatro sinistros (acidentes): um com vítima ferida em 2024 e, em 2025, foram dois sem vítima e um com vítimas feridas. Os dados são do CCO da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de ocorrências registradas no município.
 
Velocidade é fiscalizada por radares
A avenida José Amgarten conta ainda com pontos de fiscalização eletrônica (radares), nos dois sentidos de circulação. Eles fiscalizam o cumprimento da velocidade regulamentada, que é de 70 km/h.
 
A via também recebe a circulação de cinco linhas do transporte público coletivo: 187 (São Domingos / Viracopos), 188 (Jardim Fernanda / Viracopos), 193 (Aeroporto de Viracopos), 196 (Terminal Ouro Verde / Aeroporto de Viracopos) e 198 (Terminal Ouro Verde / Aeroporto de Viracopos).
 
Campinas tem outros 13 pontos de videomonitoramento  
Atualmente, estão ativos outros 13 pontos de fiscalização por videomonitoramento. Juntos, eles registraram, entre janeiro e novembro de 2025, 17,9 mil infrações de trânsito. Entre as infrações comumente registradas pelo sistema de videomonitoramento estão uso indevido de faixas exclusivas; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; conversão proibida; e transposição indevida de faixa.
 
Fiscalização remota é regulamentada pelo CTB
A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras teve início em Campinas, em meados de 2017. A fiscalização remota está embasada na Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê que poderão ser autuados “condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas ‘online’ por esses sistemas”. Ela está alinhada ao artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Autor: Ângela Silva Última alteração em 05 de Dezembro de 2025 às 16:49