17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido
As 17 operações integradas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em conjunto com a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM), identificaram, em novembro, 511 condutas de risco. Em 2025, a força-tarefa que promove a segurança viária e pública já realizou 280 blitze e 10,3 mil comportamentos de risco foram identificados e autuados.
Foram retirados das ruas, em novembro, 118 veículos em situações que desrespeitam o Código de Trânsito. Ao longo de 2025, foram 1.996 remoções ao Pátio Municipal. Elas são realizadas nos principais eixos que apresentam alto fluxo de veículos, recorrência de irregularidades e sinistros (acidentes).
“Nosso compromisso é reduzir as consequências das irregularidades, que podem colocar em risco a vida do próprio infrator e dos demais usuários das vias. É despertar a consciência que respeitar as leis de trânsito e praticar a empatia no trânsito salva vidas”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Entre as condutas de risco identificadas, 283 (55,4%) autuações foram aplicadas a motocicletas, 219 (42,8%) a automóveis, sete a caminhões e duas a outros tipos de veículos. Ao todo, foram abordados 842 veículos nas 17 operações.
Licenciamento ‘vencido’, luz alterada e pneu ‘liso’ lideram
Infração recorrente no ranking das principais situações identificadas durante as blitze, o licenciamento irregular representou quase 23% do total de autuações. A Emdec orienta que os condutores se atentem ao prazo de pagamento do licenciamento, atrelado ao final da placa dos veículos. A maioria das infrações identificadas nesse sentido envolvem esquecimento por parte do proprietário do veículo.
As dez condutas de risco que mais apareceram durante as operações realizadas em outubro somaram 382 autuações – 74,7% do total. Confira as infrações mais frequentes e as penalidades:
1º) Licenciamento vencido: 116 infrações – 22,7%.
2º) Sistema de iluminação alterado: 47 infrações – 9,2%.
3º) Pneu liso/“careca” (mau estado de conservação): 41 infrações – 8%.
4º) Escapamento furado / descarga livre: 40 infrações – 7,8%.
5º) Condutor sem cinto de segurança: 34 infrações – 6,7%.
6º) Conduzir o veículo com placa ilegível: 26 infrações – 5,1%.
7º) Ausência de equipamento obrigatório: 22 infrações – 4,3%.
8º) Conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação: 21 infrações – 4,1%.
9º) Transpor bloqueio viário policial: 21 infrações – 4,1%.
10º) Permitir posse e condução do veículo à pessoa sem CNH, Permissão Para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor: 14 infrações – 2,7%.
A Emdec também alerta sobre a necessidade de obter autorização prévia do Detran-SP antes de realizar modificações nas características originais dos veículos. Alterar o sistema de iluminação, por exemplo, interfere diretamente na visibilidade de quem transita à frente ou no sentido oposto, gerando risco de sinistros.
A segurança no trânsito também é comprometida pelos escapamentos ‘furados’. Foram 40 infrações identificadas durante as blitze e 19 motocicletas ‘barulhentas’ foram removidas ao Pátio. A exposição ao ruído impacta diretamente na atenção e segurança de pedestres e condutores, principalmente crianças, idosos e autistas. Além disso, compromete a percepção das buzinas, sirenes e alertas de aproximação.
Chama atenção ainda as 69 infrações por ausência do cinto de segurança e condução sem habilitação. A Emdec orienta que, mesmo em pequenos deslocamentos, condutores e passageiros utilizem o cinto de segurança. E reforça que a habilitação garante que o condutor tenha treinamento mínimo sobre as condições do veículo e legislação de trânsito.
Em 2024, Campinas registrou 68 sinistros (acidentes) fatais e 72 mortes em vias urbanas. Destes, 61 casos tiveram as causas analisadas e 21,3% (13) tinham como fator de risco a falta de habilitação e outros 6,6% (4) a ausência do cinto de segurança.
1ª Operação pela Vida: combate ao álcool no trânsito
Para alertar os condutores sobre os efeitos do álcool no trânsito e reduzir as mortes e lesões graves causadas por este fator de risco, a Emdec realizou, no dia 13 de novembro, a “1ª Operação pela Vida”, em conjunto com a Guarda Municipal (GM). As blitze focadas na identificação de alcoolemia seguem neste mês de dezembro e serão intensificadas a partir de janeiro.
Foram abordados 276 condutores, na rodovia Heitor Penteado, próximo ao Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim”. Dois condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e foram autuados. A infração é gravíssima, multiplicada por 10 (R$ 2.934,70) e prevê recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses.