Notícias

ver todas
Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) abre, a partir da próxima segunda-feira, 1º de dezembro, a votação popular da categoria “Motorista Nota 10”, do 2º Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana. Cartazes serão fixados nos ônibus, vans do Pai-Serviço e terminais, convidando os usuários do transporte público coletivo a votarem em motoristas que se destacam pela excelência na condução, segurança no trânsito e qualidade no atendimento. A eleição será feita por meio de formulário on-line, que estará disponível do dia 1º a 11 de dezembro, no link www.bit.ly/MotoristaNota10.
 
Este é o primeiro ano que o prêmio inclui a categoria em reconhecimento aos motoristas. Dentro dela, há três subcategorias: Sistema Convencional (com 17 profissionais concorrentes); Sistema Alternativo (com oito); e Motorista Mulher (com seis concorrentes do Sistema Convencional e cinco do Alternativo). Esta última subcategoria foi criada para incentivar e valorizar a presença feminina na profissão e não excluiu a participação das motoristas mulheres nas demais categorias.
 
“Nosso objetivo com essa iniciativa é destacar a importância desses profissionais. São eles que levam vidas todos os dias, ajudando os usuários do transporte público nas idas e vindas em busca de sonhos, estudos, trabalho, tratamentos de saúde, entre muitos outros objetivos”, explica Débora Damasco, gerente de Desenvolvimento Humano e Institucional da Emdec. “Queremos reconhecer os que assumem essa posição com toda a responsabilidade”.
 
O edital foi lançado em setembro e os concorrentes foram inscritos pelas empresas concessionárias e permissionárias do transporte público coletivo de Campinas. Houve etapas de triagem e análise de documentação; e de entrevistas e julgamento, para a seleção dos finalistas. Agora, os “Motoristas Nota 10” serão definidos por quem conhece de perto a atuação dos profissionais: a população. A divulgação dos vencedores será realizada no dia 15 de dezembro, e a premiação será no dia 18.
 
Prêmio também tem categoria para estudantes, educadores e gestores da educação
 
Para valorizar iniciativas de mobilidade urbana no ambiente educacional de Campinas, o Prêmio Boas Práticas também contempla a modalidade “Escolas”, com quatro categorias voltadas a estudantes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), com prêmios de R$ 1 mil. Também há uma categoria para professores atuantes em instituições de ensino da educação básica, com prêmios de R$ 1,5 mil.
 
Para esta modalidade, ainda será possível realizar inscrições dos trabalhos produzidos sobre a temática, em abril de 2026. Os tipos de trabalhos que podem ser inscritos e os prazos e meios de submissão dos materiais podem ser conferidos edital, disponível no site www.emdec.com.br/premioboaspraticas.
 
Autor: Danielle Cristine e Henrique Andrade (sob supervisão) Última alteração em 28 de Novembro de 2025 às 18:40