Notícias

ver todas
Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

Para ampliar conhecimentos, troca de experiências e esforços em soluções cada vez mais eficazes e inovadoras, uma comitiva da Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (RP Mobi) esteve na sede da Emdec, na última segunda-feira, 17 de novembro. A visita da equipe teve como foco conhecer o novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO).
 
A visita teve início na sala da Presidência, onde os representantes foram recepcionados para um bate-papo institucional pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e pelo gerente de Fiscalização e Operação, Claudionir de Sá. Durante a conversa, temas como a gestão da mobilidade, desafios urbanos e ações estratégicas adotadas pelo município foram abordados.

“Tudo que realizamos, é com transparência. Não devemos ter medo de falar, de divulgar nosso trabalho em prol da segurança viária”, compartilhou Riverete. Ainda durante sua fala, o presidente enfatizou a importância do respeito aos limites de velocidade, destacando os esforços da Emdec e o quanto o ato pode contribuir com a segurança e a preservação da vida.

Em seguida, os visitantes foram conduzidos para a sala de reuniões da Diretoria de Operações, onde também foram recebidos pelo gerente da Divisão de Controle Operacional, José Paiola, e os coordenadores de área Nilvando Rezende e Kiriath Arim de Oliveira. Lá, participaram de uma apresentação detalhada sobre o funcionamento das operações, o que incluiu a fiscalização por videomonitoramento, com demonstração do uso de câmeras para acompanhamento das vias em tempo real; apoio às equipes de campo e identificação de irregularidades; operação e gerenciamento de semáforos, com explicação sobre a Central de Controle Semafórico; e estratégias para a melhoria do fluxo viário.

Também houve espaço para debates sobre monitoramento do transporte público, com destaque para sistemas de acompanhamento da frota e indicadores de desempenho; e a Central de Zona Azul, responsável pelo controle e operação do estacionamento rotativo na cidade.

"Para nós, essa visita é muito importante, pelo fato de Campinas ser uma metrópole muito maior que a nossa. A experiência que a Emdec possui, a estrutura que ela dispõe serve de conhecimento para nós, para uma possível implantação em nosso município”, compartilhou o diretor de fiscalização e operação de trânsito da RP Mobi, Carlos Hashisaka. “Vamos levar o que aprendemos aqui, a tecnologia e tudo que ela alcança, que é a segurança viária, diminuindo lesões e mortes no trânsito”.

Além dele, a comitiva de Ribeirão Preto foi composta pelo chefe de fiscalização eletrônica, Luis Antônio Teixeira; o supervisor de manutenção semafórica, Renan Rodrigues; os supervisores de fiscalização de trânsito Gabriel de Oliveira e Julio Stopa; e a fiscal de transporte Dalileia da Silva.

Pela tarde, e encerrando a programação, o grupo também conheceu o Pátio Municipal, onde foram apresentadas as rotinas de guarda, controle e liberação de veículos. A visita reforçou a troca de experiências entre os municípios e evidenciou a importância de soluções inovadoras e a colaboração institucional para o aprimoramento da mobilidade urbana.
 
Autor: Henrique Andrade (sob supervisão) Última alteração em 18 de Novembro de 2025 às 12:13