Notícias

ver todas
Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

Quem passou pela praça Arautos da Paz na manhã deste domingo, dia 16 de novembro, teve um alerta sobre cuidados que podem salvar vidas no trânsito. A data, que marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, foi lembrada por uma ação educativa e um simulado de sinistro envolvendo uma motocicleta, realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Rede Mário Gatti. Também apoiaram o evento a Prefeitura Municipal, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) e a Vital Strategies.

A simulação de sinistro envolvendo motociclista embriagado e garupa de moto chamou a atenção do público. Danielle Santana, enfermeira estava trabalhando em um evento que acontecia no local e diz que se assustou com a cena. Ela e os colegas chegaram a correr para fazer o socorro. "A primeira coisa que eu pensei foi que era um acidente de moto, que tem acontecido muito. Por isso esse tipo de treinamento, em um ambiente real, é muito importante para chamar a atenção." 

Duas motolâncias e uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu entraram em ação diante do cenário de uma vítima fatal e uma que precisava ser socorrida. Agentes da Mobilidade Urbana apoiaram o atendimento. José Luiz Queiroz, enfermeiro do Núcleo de Educação e Urgências da Rede Mário Gatti, destacou a importância de unir educação de trânsito e treinamento. "Aqui a intenção é sensibilizar para o perigo de beber e dirigir, mas nossas equipes podem aproveitar para treinar os procedimentos."

A partir da experiência de presenciar uma emergência, o público foi sensibilizado por uma equipe de Educação da Emdec, que entregou folhetos informativos sobre o Dia Mundial em Memória da Vítima de Trânsito, destacando atitudes que podem preservar vidas. Também foram distribuídas rosas brancas, em homenagem às vítimas que tiveram as suas vidas interrompidas nas ruas de Campinas. "É preciso chamar a atenção da população sobre como os fatores de risco podem, em um segundo, mudar as nossas vidas. Acreditamos que toda morte no trânsito pode ser evitada. Por isso, trabalhamos para mudar comportamentos que podem levar aos sinistros.", reforça a coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec.

Nas redes sociais, sobrevivente de sinistro de trânsito dá depoimento

Também neste domingo, nas redes sociais da Emdec, foi divulgado um vídeo sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, com uma mensagem de Carlos Eduardo Menezes (Caetano), agricultor e atleta de rugby que sobreviveu a um sinistro de trânsito em 2014. 

Caetano era passageiro em um carro que bateu em uma carreta. Ele ficou tetraplégico e o condutor, que havia ingerido bebida alcoólica, perdeu a vida.

A história de Caetano também é compartilhada na campanha “Beber e dirigir pode custar caro”, lançada na última quinta-feira, 13 de novembro, pela Emdec e a Prefeitura de Campinas. A iniciativa visa alertar a população sobre os perigos de combinar álcool e direção – principal causa das mortes no trânsito de Campinas em 2024.
 

*Fotos: Adriano Rosa/PMC

 

Autor: Danielle Cristine e Daniela Lemos Última alteração em 17 de Novembro de 2025 às 09:35