Alertar sobre os efeitos do álcool no trânsito e reduzir mortes e lesões graves causadas por este fator de risco. Com essa proposta, a Prefeitura de Campinas e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) apresentam, nesta quinta-feira (13/11), ações integradas de enfrentamento desse fator de risco.
Aberto à imprensa, o evento ocorre a partir das 14h30, na sede da Emdec, na Vila Industrial. As iniciativas incluem o lançamento de uma nova campanha de segurança viária focada na conscientização sobre os perigos do comportamento de beber e dirigir.
O enfoque no álcool como fator de risco tem como base os dados de óbitos no trânsito em Campinas: álcool na direção foi a principal causa das mortes em 2024. O comportamento esteve presente em 51 (38,1%) dos 134 sinistros (acidentes) analisados.
Entre os objetivos das ações integradas estão a mudança do comportamento e a percepção de que mesmo em pequenas doses, álcool e direção nunca combinam.
Álcool causou 29 sinistros fatais em vias urbanas entre 2024 e 2025
O comportamento de beber e dirigir foi responsável por 29 sinistros (acidentes) fatais em vias urbanas entre 2024 e 2025. Foram 22 sinistros fatais em vias urbanas causados por embriaguez ao volante em 2024 e outros sete sinistros entre os casos analisados neste ano.
SERVIÇO
Lançamento campanha de segurança viária
13/11 – Quinta-feira | 14h30
Sede da Emdec | Rua Dr. Salles Oliveira, 1028 – Vila Industrial | Sala de Treinamento | Entrada pela portaria de veículos