Notícias

ver todas
Emdec instala semáforos regressivos em dois cruzamentos da Amoreiras

 

 
Campinas recebeu os primeiros semáforos com temporizadores regressivos, no cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Dante Alighieri e Dom Joaquim Mamede da Silva / Mirandópolis, nos dois sentidos, no Jardim do Lago. Os equipamentos contam com indicadores luminosos regressivos e foram ativados nesta quarta-feira (29/10).
A novidade é parte de um projeto-piloto da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A ideia é acompanhar o funcionamento por um período de 30 dias e avaliar a expansão para outros cruzamentos.
Um dos semáforos, na altura da Estação BRT Anhanguera, organiza a travessia de pedestres. A abertura para a passagem dos pedestres e início da contagem regressiva se dá após o acionamento das botoeiras.
O outro equipamento, na altura da Dante Alighieri, organiza o fluxo veicular. Não houve alterações na programação dos semáforos existentes.
 
Com funciona
Os semáforos contam com uma espécie de contador regressivo. As cinco luzes do temporizador vão se apagando na medida em que a mudança de fase se aproxima. O contador funciona nas fases vermelha e verde.
Entre os benefícios estão a melhoria da fluidez, já que os temporizadores preparam os motoristas para agir assim que o sinal muda, facilitando a aceleração. Também reduz as situações de freadas bruscas, resultando em economia de combustível e redução nas emissões de gases poluentes. E ainda contribuem para ampliar a segurança de pessoas com mobilidade reduzida ou idosos, em função da previsibilidade dada aos condutores.
 

Clique na imagem para conferir o funcionamento dos semáforos
Escolha do ponto
Os locais foram escolhidos por estarem integrados ao novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte da Emdec. Assim, o fluxo veicular e funcionamento dos equipamentos podem ser monitorados remotamente, pelo sistema de videomonitoramento.
A Emdec investiu R$ 34,5 mil na implantação dos equipamentos. Nos primeiros dias após a implantação, agentes da mobilidade urbana da Emdec vão monitorar os novos equipamentos.
Fale com a Emdec 
Para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site; aplicativo “Emdec”, disponível na Google Play e na App Store; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 29 de Outubro de 2025 às 16:01