O impacto de ver dez motos envolvidas em ocorrências reais do trânsito, ao lado de placas que lembram histórias de vítimas fatais, será levado à Praça da Concórdia, no Distrito do Campo Grande, na próxima quinta-feira, 23 de outubro. A instalação urbana, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, será realizada das 9h às 16h, e visa alertar os condutores de motos sobre as consequências de comportamentos de risco, como o excesso de velocidade.
No local, das 10h às 13h, também haverá uma blitz educativa, com a distribuição de antenas corta-pipa a motociclistas, pela Rota das Bandeiras; e a entrega de materiais educativos da campanha “3Rs – Respeite, Repense, Reduza”, pela Emdec.
Esta será a segunda edição da instalação urbana, cuja agenda de exibição foi iniciada na última quinta-feira, dia 16, no Paço Municipal. Na ocasião, 120 antenas corta-pipa foram distribuídas durante a blitz educativa.
A ação também conta com o apoio da Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), e será realizada em diversos pontos da cidade. A terceira edição da intervenção já tem agenda confirmada, e poderá ser conferida no dia 30 de outubro, das 9h às 16h, na Estação Cultura.
Motociclistas são as principais vítimas do trânsito da cidade
Em 2024, 156 vidas foram perdidas no trânsito da metrópole, segundo dados do Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas, divulgado pela Emdec em setembro. Entre essas vítimas fatais, 71 eram motociclistas ou garupas (45,5%). O número indica uma morte de ocupante de motocicleta a cada quatro dias.