
Chamando a atenção da população para uma mobilidade urbana acessível, segura e consciente, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) encerraram, nesta quinta-feira, 25 de setembro, a Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2025. A programação impactou um total de 1.558 pessoas, em 14 atividades.
“Mais do que os números expressivos de pessoas diretamente impactadas, o que realmente marca a Semob 2025 é a diversidade de eventos pensados para diferentes públicos e o poder multiplicador das pessoas engajadas”, avalia a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec. “Cada ação foi uma oportunidade de diálogo, conscientização e construção coletiva em prol de uma mobilidade mais segura, sustentável e acessível”.
A Semob teve início no dia 18, em abertura realizada no Campus II da PUC-Campinas. O evento marcou o lançamento do Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas, que apresenta a evolução da mortalidade no trânsito nos últimos 10 anos e o perfil das 156 vidas perdidas em 148 sinistros fatais em 2024.
A última atividade, nesta quinta (25), foi um simulado de sinistro de trânsito realizado em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, no Km 20 Norte da rodovia Magalhães Teixeira.
A Semob é realizada em Campinas anualmente, em setembro, com atividades voltadas a todos os atores da mobilidade urbana: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
O período contempla a Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Mais informações sobre como foi a Semob 2025 podem ser conferidas no hotsite
www.emdec.com.br/semob.
*Crédito foto 2 - Rogerio Capela/PMC