Notícias

ver todas
Caminhos do Brincar recebe menção honrosa no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana



O projeto "Caminhos do Brincar", parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Primeira Infância Campineira (PIC), Prefeitura de Campinas, Fundação Feac e Ateliê Navio, ganhou menção honrosa na categoria de Iniciativas em Favor da Mobilidade Urbana, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, durante o Cidades CSC 2025. O evento realizado no Expo Center Norte em São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, é o maior evento de cidades inteligentes da América Latina.

O prefeito Dário Saadi participou do Conect Smart Cities, na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, e palestrou sobre o papel da saúde digital na qualificação do atendimento.

O "Caminhos do Brincar" implementado no bairro Satélite Íris, concorreu com outras duas iniciativas; a NitBike, da Prefeitura de Niterói e Pedalando Juntas, do Instituto Caminhabilidade, que venceu o Prêmio.

Para o presidente de Emdec, Vinicius Riverete, estar entre os três finalistas da categoria de um prêmio da importância do Parque da Mobilidade Urbana é "um reconhecimento a um projeto tão relevante para a mobilidade urbana. O 'Caminhos do Brincar' leva, de maneira lúdica, a valorização da mobilidade ativa para as crianças que são fundamentais para a construção de uma cultura de segurança viária e sustentabilidade."

O que é o Caminhos do Brincar
Com o objetivo de levar mais segurança para o entorno do CEI Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, no bairro Satélite Íris, foram realizadas várias intervenções de urbanismo tático, como a extensão de calçadas, com tinta azul, e a instalação de balizadores e tachões. O espaço para pedestres foi ampliado e as travessias, encurtadas.

A Secretaria Municipal de Transportes adotou o sentido único de circulação em trechos das ruas Fernando Pereira Neto e Dr. Dante Erbolato, nas proximidades da escola. E os limites de velocidade foram alterados, para a promoção de “zona calma”.

O projeto ainda contemplou a pintura lúdica de calçadas e muros, e a instalação de mobiliário urbano. Foi criado, também, um “espaço de proximidade” em terreno remanescente do sistema viário, com parque feito com elementos naturais.

A coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, e umas das responsáveis pelo "Caminhos do Brincar", Michelle Rosa, conta que agora o projeto está sendo ampliado. "O Caminhos do Brincar já está em mais dois territórios, no Amarais e no Flamboyant. Até o fim do ano, as obras devem começar. Estamos a todo o vapor e inspirados para construir projetos bonitos para Campinas."

Emdec também debateu soluções de mobilidade em três paineis no maior evento sobre o tema na América Latina
Colaboradores da Emdec ainda participaram de três painéis sobre mobilidade urbana, durante o Cidades CSC 2025. Na quarta-feira, a primeira participação foi da coordenadora de Educação e Cidadania, Mariangela Marini, que representou a Emdec na mesa "Cidade que se anda: como melhorar a caminhabilidade urbana". Também na quarta-feira, mas no período da tarde, Débora Damasco, gerente de Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec, debateu o tema "Trabalho em redes para a mobilidade segura e sustentável."

Nesta quinta-feira, 25, a Emdec esteve presente no palco onde foi discutida a temática "Ruas completas São Paulo; Estudos de caso." A coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle Rosa, levou para o debate os desafios e a experiência da implantação de urbanismo tático e do conceito de zona calma e vias seguras na rua Delphino Cintra. O projeto faz parte do Programa RevivaCidade.
 
Autor: Daniela Lemos Última alteração em 26 de Setembro de 2025 às 15:42