Notícias

ver todas
Curso atualiza agentes sobre legislação e fiscalização de trânsito

 

  

 
Capacitar e atualizar procedimentos operacionais realizados pelos agentes da mobilidade urbana e guardas municipais credenciados para atuar na operação e fiscalização de trânsito e transporte. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) abriu o ciclo 2025-2026 do curso de atualização dos profissionais, nesta segunda-feira, 22 de setembro, na sede da UniMetrocamp.
A atualização ocorre a cada três anos e atende à Portaria Senatran 966/2022, dedicada aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. A carga horária total é de 30 horas e formará agentes da Mobilidade Urbana e guardas municipais, habilitados para atuar na fiscalização de trânsito mediante convênio. Todos os agentes da Emdec serão capacitados em 16 turmas semanais até o final de fevereiro de 2026.
Esta edição destaca principalmente os procedimentos relacionados às novas atribuições dos agentes, a partir da Lei Nº 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais e dos agentes da mobilidade urbana no que se refere à fiscalização de trânsito.
A abertura foi realizada pelos gerentes da Emdec Claudionir Thomas De Sá (Fiscalização e Operação) e Débora Cristina Damasco (Desenvolvimento Humano e Institucional). “Essa atualização profissional é muito importante, já que os agentes estão todos os dias nas ruas lidando com a sociedade. A principal função do agente é de educador e de cuidador e o curso prevê orientações neste sentido”, destacou Débora.
Na aula inaugural, foram abordados conceitos de “Cidadania, trânsito e ética profissional na abordagem de Visão Zero e Sistemas Seguros”, apresentados pela coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Marini; e “Ética profissional e respeito à diversidade”, comandado pela coordenadora pedagógica da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), Célia Bortolozo.
“Além de compreenderem o conceito de ética profissional, vocês, agentes da mobilidade, exercem o papel de mediadores e multiplicadores desse conceito na sociedade”, destacou Célia durante sua explanação.
Legislação, fiscalização e papel educador estão entre os temas previstos
Os módulos serão ministrados por líderes operacionais e coordenadores que atuam nas áreas de trânsito e transporte, agentes que atuam na área da educação para mobilidade, além de representantes da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Rede Mário Gatti.
Ao longo das 30 horas que compõem o treinamento, serão abordados os seguintes temas:
  • Atualizações do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito;
  • Planejamento de operações integradas;
  • Primeiros Socorros, com ênfase no protocolo de acionamento;
  • Papel do agente educador;
  • Procedimentos operacionais para a realização de operações integradas, incluindo o uso do etilômetro;
  • Características e normas de fiscalização de autopropelidos, ciclomotores e micromobilidade. 
Semob 2025: Lix da Cunha recebe blitz para motociclistas
A Semana da Mobilidade Urbana (Semob) promove blitz educativa para motociclistas, com entrega de antenas corta-pipa, nesta terça-feira, 23 de setembro, a partir das 9h, na avenida Lix da Cunha, próximo à Estação de Transferência Anhanguera. A ação integrada envolve a Emdec e as concessionárias Colinas e Rodovias do Tietê.
Os motociclistas serão orientados sobre a adoção de comportamentos seguros, com foco na redução de óbitos e lesões no trânsito. A antena corta-pipa evita sinistros (acidentes) envolvendo linhas com cerol, produto que tem uso proibido. Pode haver reprogramação da atividade, a depender das condições climáticas.
Autor: Henrique Andrade (sob supervisão) Última alteração em 22 de Setembro de 2025 às 13:57