Notícias

ver todas
Programação e anuário de óbitos no trânsito serão lançados nesta quinta (18/09)


 
Mobilizar a população para salvar vidas no trânsito. Com esse propósito, a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) lançam, nesta quinta-feira (18/09), às 9h15, a Semana da Mobilidade Urbana 2025. Até o dia 25 de setembro, serão realizadas diversas ações educativas que promovem uma mobilidade mais segura para todos.
O evento será aberto à imprensa e ocorre no anfiteatro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (campus II), na avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Ipaussurama.
Os participantes poderão conferir as atividades previstas para a Semob 2025. A Emdec também apresenta dados do Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas em 2024. O material detalha a evolução da mortalidade no trânsito nos últimos 10 anos e traz análises aprofundadas sobre as 156 vidas perdidas em 2024. Trata-se de uma ferramenta que subsidia a definição de políticas públicas e serve como banco de dados para estudos acadêmicos.
Confira alguns dos dados que serão apresentados e estão presentes no anuário:
  • Perfil das vítimas: tipo de usuário, faixa etária e sexo;
  • Incidência semanal e horária dos sinistros;
  • Taxa de mortalidade;
  • Tempo de sobrevida;
  • Fatores e condutas de risco;
  • Pontos e corredores urbanos críticos.
Sobre a Semob
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. Promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A realização da Semob conta com o apoio das secretarias municipais de Transportes (Setransp), Esporte e Lazer e Políticas para as Mulheres; Transurc, empresas e concessionárias do transporte público coletivo; Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Aeroporto de Viracopos, Cittamobi, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), SEST SENAT, Fórum de Governança dos Amarais, Fundação Feac, Gol Plus, Ligas do Trauma, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), NAED - Núcleo de Ação Educativa Descentralizada, Parque Dom Pedro, Rota das Bandeiras, além da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), Vital Strategies, WRI Brasil, Johns Hopkins University e Observatório Municipal de Trânsito (OMT).
 
SERVIÇO
Abertura da Semana da Mobilidade Urbana 2025
Lançamento do Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2024
Quando: 18/09 (quinta-feira), às 9h15. 
Local: Anfiteatro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (campus II), na avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Ipaussurama – Entrada pela portaria 2.
Inscrições: Os participantes deverão confirmar presença pelo link bit.ly/aberturasemob2025.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 17 de Setembro de 2025 às 11:05