Notícias

ver todas
Emdec recebe comitiva de Pernambuco para conhecer o sistema de Zona Azul Digital

  

Uma comitiva formada por gestores públicos e técnicos da Prefeitura de Camaragibe (PE), visitou, nesta terça-feira (16/09), a sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O objetivo foi conhecer e trocar experiências sobre a implantação da Zona Azul Digital em Campinas. 

Em fase inicial de implantação do sistema, o município viu a cidade de Campinas como referência para a coleta de subsídios. Integraram a comitiva a corregedora geral da Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, Edila Vila Chan; a ouvidora do município, Elaine Sena; e o Secretário Executivo de Trânsito e Mobilidade, Gustavo Henrique Cintra. 

Eles foram recebidos pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires e pelo gerente de Tecnologia da Informação da Emdec, José Wilson de Castro. Foram apresentados aspectos técnicos da digitalização da Zona Azul em Campinas, realizada em 2022: tecnologia adotada, mecanismos para compra de créditos pelo aplicativo da Emdec e credenciamento dos pontos de venda. 

Os meios de fiscalização também foram detalhados, incluindo o funcionamento das viaturas com câmeras OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres), que realizam a leitura da placa dos veículos estacionados nas vagas rotativas e viabilizam o acompanhamento do uso e do pagamento.

“Campinas nos apresentou um modelo moderno, tecnológico, eficiente e que facilita a vida da população. Com certeza irá inspirar novas práticas em nossa cidade”, destacou Edila Vila Chan. 

A equipe ressaltou ainda o intuito de coletar referências de Campinas para implantar o modelo. “Ficamos encantados com a organização do processo e com a sinalização. O modelo de Campinas é uma inspiração e referência de fato”, enfatizou Elaine Sena. 

A comitiva também conheceu de perto uma viatura OCR e pôde tirar dúvidas com agentes da mobilidade urbana sobre a tecnologia adotada. O grupo também foi conduzido por ruas da metrópole para acompanhar de perto o funcionamento do sistema e pôde conhecer a dinâmica de atendimento em um dos pontos de venda. 
 
Histórico
A Zona Azul Digital foi lançada em março de 2022, viabilizando a ativação da vaga de forma 100% digital, diretamente pelo smartphone. Conta com múltiplas formas de pagamento e proporciona maior rotatividade e o uso democrático das vagas, estimulando o fluxo de pessoas no comércio. Todas as informações e o passo a passo para utilização da Zona Azul Digital estão disponíveis no hotsite www.emdec.com.br/zonazuldigital.

O Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas (Zona Azul) foi implantado em 1995, por meio do Decreto Nº 11.773, com o objetivo de democratizar a utilização do solo público e facilitar o acesso da população à região central do município.

Atualmente, são cerca de 1,8 mil vagas disponibilizadas aos motoristas, divididas entre as regiões central e do Guanabara. O tempo de permanência varia de 1, 2 ou 5 horas, de acordo com a região.
 

 

Autor: Henrique Andrade (sob supervisão) Última alteração em 16 de Setembro de 2025 às 16:44