
A maioria dos ciclistas que utilizam o Sistema Cicloviário do Distrito de Barão Geraldo pedalam entre 5 e 15 km (45%) e usam as rotas tanto em dias úteis, quanto aos finais de semana (42,5%). É o que aponta pesquisa realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que traçou o perfil dos usuários.
A pesquisa foi realizada no mês de agosto e ouviu 40 ciclistas, em dois pontos do sistema cicloviário, nas avenidas Professor Atílio Martini e Albino José Barbosa de Oliveira, próximo ao Terminal Barão Geraldo.
Sobre a periodicidade da utilização da bike em seus deslocamentos, a segunda posição aponta a frequência de quatro ou cinco vezes por semana (35%). Em terceiro lugar, estão os ciclistas que utilizam as rotas duas ou três vezes semanalmente (15%). Quem utiliza somente aos finais de semana representa 7,5% do total de entrevistados.
A distância percorrida foi outro tema abordado: a segunda posição, com 32,5%, é ocupada por usuários que pedalam até 5 km; seguidos por aqueles que pedalam de 15 a 30 km diariamente (20%) e acima de 30 km (2,5%).
O uso de espaços adequados para o pedal também é predominante entre os usuários entrevistados. A maioria (47,4%) afirma que costuma pedalar em ciclovias e ciclofaixas. Ruas e avenidas são usadas por 38,5% dos entrevistados. Apenas 6,41% apontaram que pedalam em trilhas ou estradas rurais e 5,1% em parques.
A bike mais utilizada pelos entrevistados é a Mountain Bike (62,5%), seguido pela híbrida (10%) pelas urbanas, elétricas e speeds (5% cada).
Deslocamento estudantil lidera uso da ciclovia
A pesquisa identificou ainda que a maioria (30,4%) dos ciclistas de Barão utiliza a infraestrutura cicloviária para acessar instituições de ensino, o que sinaliza a predominância de estudantes universitários entre os usuários. Na sequência, aparecem os ciclistas que utilizam a ciclovia para acessar locais de trabalho (29,1%), para lazer (27,8%) e para acessar serviços de saúde (8,9%).
O principal deslocamento apontado pelos entrevistados envolve o campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e os bairros de Barão Geraldo, com 50% das respostas. Na sequência, aparecem as ligações entre a Unicamp e os centros comerciais (13,2%) e o Terminal Barão Geraldo e os bairros do distrito (10,5%). Esse último indica a importância da conectividade entre a ciclomobilidade e o transporte público coletivo.
Questionados sobre a sensação de segurança ao pedalar em Campinas, 67,5% afirmaram que se sentem seguros ao utilizar as rotas cicloviárias da cidade.
A pesquisa também coletou dados que indicam pontos de melhoria nas rotas cicloviárias do distrito, tais como a interligação com outras rotas, as condições do pavimento e da sinalização. A Emdec vem atuando no reforço da sinalização na rota cicloviária de Barão Geraldo.
O perfil do ciclista predominante é de usuários do sexo masculino (77,5%), identificados como brancos (60%) e com Ensino Superior Incompleto (42,5%).
Ciclovia recebe mais de 800 ciclistas diariamente
A pesquisa incluiu ainda a contagem de usuários das rotas cicloviárias. Nos três dias de duração das entrevistas, foram contabilizados 583 ciclistas. Foram observados os deslocamentos que envolvem vias do distrito, a moradia estudantil da Unicamp, a região central e o Terminal Barão Geraldo.
A amostra garante 90% de confiabilidade e considera que cerca de 830 ciclistas utilizam a ciclovia de Barão Geraldo diariamente. As entrevistas foram realizadas com apoio de tablets para a tabulação de dados.
Campinas conta com mais de 123 km de rotas cicloviárias
Os ciclistas contam com 123,7 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas) para pedalar em Campinas. Somente nos últimos quatro anos, foram 24 novas rotas cicloviárias inauguradas, totalizando 56,6 km. Os trajetos podem ser conferidos no site da Emdec, no mapa disponível no endereço www.emdec.com.br/ciclovias. A Emdec está atuando na sinalização dos sistemas cicloviários do município, que apresentam conexões, por meio da instalação de placas que indicam a direção das rotas, extensão e tempo de percurso; além do nome do sistema cicloviário e de um QR Code, que direciona para o site da Emdec, na seção do mapa cicloviário.
A ciclovia de Barão Geraldo tem cerca de 2 km, ligando o Terminal Barão Geraldo, a partir da Avenida Santa Isabel, até a moradia estudantil. Ela passa por diversos pontos de interesse, entre eles o Terminal Barão Geraldo, o campus da Unicamp e moradias de estudantes.
O distrito de Barão Geraldo também recebe a implantação da Ciclovia Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café / Mata Santa Genebra, que terá 6,79 km, com trechos de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota.