Ao tornar mais seguro, colorido e divertido o entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, no Satélite Íris, o projeto “Caminhos do Brincar” não chamou a atenção somente da comunidade escolar e de quem passa pelo local. A iniciativa foi destacada nesta quinta-feira, dia 21 de agosto, como uma das três finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativas em favor da mobilidade ativa”. A premiação acontecerá no dia 25 de setembro, durante o Cidade CSC 2025 (Connected Smart Cities), maior evento de cidades inteligentes da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O “Caminhos do Brincar” é fruto de parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Primeira Infância Campineira (PIC), Prefeitura Municipal, em iniciativa da Fundação Feac, com o desenvolvimento do escritório de arquitetura e urbanismo Ateliê Navio. Também houve apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), WRI Brasil, Associação Evangélica Assistencial (AEA), Família Burg, Projeto Gente Nova (Progen) e Urban95.
Esta não é a primeira vez que a Emdec fica entre os finalistas do prêmio. Em 2023, a empresa venceu o primeiro lugar na mesma categoria, “Iniciativas em favor da mobilidade ativa”, com o programa Revivacidade – Delphino Cintra. Na mesma edição, a Emdec ganhou Menção Honrosa na categoria “Iniciativas que inovam e transformam”, com o Botão Bela (Botão de Emergência na Luta contra o Assédio); e teve três ações classificadas de forma agrupada, na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, com as campanhas 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), JBD Morte Zerø no Trânsito e Desacelera.
Para a coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle Rosa, ter um projeto finalista mais uma vez é um dos mais importantes reconhecimentos do setor. “A indicação celebra a transformação das ruas em territórios mais inclusivos, seguros e lúdicos para as crianças e para toda a comunidade”, avalia, na torcida para que Campinas ganhe a premiação. “Estar entre os finalistas já é um grande reconhecimento, mas a expectativa é de que o prêmio amplifique a visibilidade do projeto, inspirando outras cidades a adotarem soluções que promovam mobilidade ativa, convivência e qualidade de vida”.

“Caminhos do Brincar” transformou comunidade escolar próxima à JBD
Para tornar o entorno do CEI Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti mais seguro, a Emdec realizou a extensão de calçadas, com tinta azul, e a instalação de balizadores e tachões. O espaço para pedestres foi ampliado e as travessias, encurtadas. A intervenção estimulou, ainda, a redução de velocidade de motoristas que circulam na região, próxima à avenida John Boyd Dunlop (JBD). O local também teve a sinalização reforçada, no chão (horizontal) e em placas (vertical), incluindo a demarcação de vagas exclusivas.
A Secretaria Municipal de Transportes adotou o sentido único de circulação em trechos das ruas Fernando Pereira Neto e Dr. Dante Erbolato, nas proximidades da escola. E os limites de velocidade foram alterados, para a promoção de “zona calma”: um trecho da rua Tom de Araújo, marginal da av. John Boyd Dunlop, passou de 50 km/h para 30 km/h; e trechos das ruas Dr. Dante Erbolato e Fernando Pereira Neto passaram de 40 km/h para 30 km/h.
O projeto ainda contemplou a pintura lúdica de calçadas e muros, e a instalação de mobiliário urbano. Em etapa final, foi criado um “espaço de proximidade” em terreno remanescente do sistema viário, na rua Fernando Pereira Neto, com parque feito com elementos naturais, bancos e pergolado.
Projeto foi expandido para a região dos Amarais e Novo Flamboyant
Após a implantação bem-sucedida no Satélite Íris, o “Caminhos do Brincar” entrou em expansão. Atualmente, está em fase inicial de implantação, em projeto que beneficiará a comunidade escolar da Vila Esperança, Jardim São Marcos e Jardim Novo Flamboyant. A proposta integra o projeto do parque linear da região dos Amarais, anunciado pela Prefeitura, em parceria com a Feac, no dia 1º de agosto.
Nesta etapa de ampliação, além da Emdec, participam a Secretaria de Transportes, Plano Primeira Infância Campineira (PIC) e Prefeitura Municipal, em iniciativa da Fundação Feac, com o apoio do WRI Brasil e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS).
Como primeira atividade, entre 5 e 8 de agosto, equipes de Educação e Inovação em Urbanismo e Mobilidade, da Emdec, realizaram ação de “Volta às Aulas” nas instituições, para informar estudantes, cuidadores e educadores sobre a chegada da novidade à região, e convidá-los ao engajamento, com o envio de sugestões e participação em reuniões do projeto com a comunidade.
Participaram o CEI Bem Querer Governador Eduardo Henrique Accioly Campos e o CEI Fernando Alpheo Miguel, no Vila Esperança; a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Narciso Vieira Ehrenberg e o CEI Dr. Roberto Telles, no Jardim São Marcos; o Centro de Formação e Creche Semente da Vida, a EMEF Raul Pila e o Espaço Crescer e Vencer, no Jardim Novo Flamboyant.
Já durante a Semana da Mobilidade Ativa, promovida entre 11 e 19 de agosto, uma nova etapa foi aplicada, com a escuta de mais de 700 crianças e adolescentes, no CEI Fernando Alpheo Miguel, CEI Dr. Roberto Telles e na EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg. Nas visitas, as equipes da Emdec realizaram contação de história que explicou, de forma lúdica, o projeto Caminhos do Brincar. Em seguida, os estudantes passearam pelo entorno da escola e desenharam sugestões de mudanças, para um caminho mais seguro e divertido.
Atualmente, as equipes técnicas trabalham na coleta de métricas no entorno das escolas, para apresentar a proposta de projeto aos gestores da Emdec e da Feac, além dos professores.
Sobre o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é realizado pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana. A premiação reconhece iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.