
Com ar-condicionado e tomadas USB para recarga de celular, todos os 60 novos ônibus anunciados pela Administração municipal, em julho, já estão circulando nas regiões do Campo Grande e Nova Aparecida / Padre Anchieta. Com isso, são 110 novos ônibus incorporados ao transporte público coletivo em 2025: foram outros 50 entre abril e julho, em linhas dos eixos Ouro Verde, Nova Europa, Parque Jambeiro e Swiss Park.
O segundo lote, com 60 veículos, renovou a frota total de 15 linhas municipais, definidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp), em conjunto com o operador. A aquisição dos veículos foi feita pela empresa Campibus, que integra o Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp). Já os 50 novos ônibus, incorporados a partir de abril, foram adquiridos pelas empresas VB Transportes e Onicamp Transporte Coletivo.
Linhas contempladas e características
Receberam os últimos 10 veículos, nesta segunda (11/08), as linhas 213 – Terminal Itajaí (4 veículos) e 219 – Terminal Itajaí (6). Os demais foram incorporados entre o final de julho e o início de agosto nas linhas 231 – Satélite Íris I (4), 239 – Terminal Ouro Verde (3), 251 – Parque Fazendinha (3), 252 – Parque São Jorge (3), 254 – Parque Universal (3), 255 – Parque Via Norte (2), 256 – Parque Fazendinha (2), 257 – Parque São Jorge (3), 260 – Nova Aparecida / Shopping Iguatemi (8), 261 – Padre Anchieta I (4), 263 – Terminal Padre Anchieta (7), 264 – Vila Padre Anchieta (2) e 265 – Padre Anchieta (6). Juntas, elas transportam quase 25 mil passageiros em dias úteis.
Os veículos são convencionais, do modelo Euro 6, com quatro portas, ar-condicionado e tomadas USB para recarga de celular. Possuem 12,7 metros de comprimento e 208 cv (cavalo-vapor) de potência e têm capacidade para 33 passageiros sentados e outros 29 em pé. Eles representam uma renovação de 54% da frota operacional da Campibus atualmente (110 veículos). A frota patrimonial, que considera também os ônibus reserva, conta com 131 veículos.
Usuários apontam conforto e melhora na operação
A auxiliar de desenvolvimento infantil, Helen Reis, 43 anos, utiliza a linha 261 diariamente para se deslocar entre o Jardim Proença e a região do Padre Anchieta / Villa Reggio. “Os veículos são excelentes, confortáveis, têm onde carregar celular. E houve uma melhora na operação da linha, já que estavam ocorrendo situações de quebras frequentes”, conta.
Nilda Maria de Paula mora no Parque Fazendinha e é usuária da linha 251 há mais de 20 anos. “Melhorou tudo, o nosso desejo é que outras linhas sejam renovadas também. Os veículos são muito confortáveis, com ar-condicionado. E circulam quase sem barulho nenhum e as viagens se tornaram mais rápidas”.
Motoristas da empresa Campibus, José Paulo Batista da Silva e Waldir Pereira da Silva, já conduzem os novos veículos e, também, listaram os benefícios: mais estabilidade, mais segurança, bancos mais confortáveis. “Tudo isso se reflete na operação, pontualidade da linha, satisfação dos usuários”, conta Batista.
Licitação prevê modernização total da frota
A total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato.