Notícias

ver todas
Alberto Bosco x Amantino de Freitas, na Padre Anchieta, recebe novos semáforos

 

Pedestres, motociclistas e motoristas que circulam pela Vila Padre Anchieta, na região do distrito de Nova Aparecida, serão beneficiados com a semaforização do cruzamento da via Amantino de Freitas com a Alberto Bosco. Os equipamentos foram implantados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec); e começam a funcionar na segunda-feira, dia 28 de julho.

Para ampliar a segurança viária, os novos semáforos contam com focos dedicados para a travessia de pedestres, acionados por botoeiras. As duas vias possuem duplo sentido de circulação, na aproximação do cruzamento.

Reorganização
Com os equipamentos, os fluxos viários serão reorganizados. Dessa forma: quem vem do Jardim Aparecida em direção à Vila Padre Anchieta; e quem chega pelos dois sentidos da Amantino de Freitas, para acessar a avenida Cardeal Dom Agnello Rossi, ou a rodovia Anhanguera (SP-330).

Próximo ao cruzamento, também há polos geradores de tráfego, como estabelecimentos comerciais e instituições de ensino. A velocidade máxima permitida no trecho é de 30 km/h; e é uma área com restrição de circulação para veículos de carga, com comprimento acima de 14 metros.

Mais melhorias
O cruzamento também recebeu nova sinalização horizontal (solo) e vertical (placas), incluindo pintura das faixas de pedestres.

A Emdec investiu cerca de R$ 256 mil na implantação semafórica.

Transporte coletivo
Pela região circulam as linhas 260 (Nova Aparecida / Shopping Iguatemi), 265 (Padre Anchieta) e 299 (Nova Aparecida – Corujão).

Acompanhamento
Nos primeiros dias após a ativação dos novos semáforos, agentes da Mobilidade Urbana da Emdec monitoram a circulação de motoristas e pedestres. A operação dos novos semáforos será acompanhada para avaliar a necessidade de ajustes nos tempos de estágios.

Dúvidas
Para tirar dúvidas sobre trânsito e transporte, os usuários podem acessar os canais do “Fale Conosco Emdec”, pelo telefone 118, ou pelo aplicativo “Emdec”. As ligações, a partir de outra cidade ou DDD, devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910, que também é o número de WhatsApp da Emdec.

 

 

Autor: Ângela Silva e Márcio Souza Última alteração em 25 de Julho de 2025 às 15:33