Notícias

ver todas
Análise de fatores de risco para planejar fiscalizações é discutida em treinamento


O uso de dados e a análise de fatores de risco para planejar as operações integradas de fiscalização estão sendo discutidos em uma capacitação realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de julho. Cerca de 40 profissionais que atuam nas blitze foram treinados: agentes da mobilidade urbana, líderes operacionais, guardas municipais e policiais militares.
O treinamento foi ofertado pela GRSP (Global Road Safety Partnership) e pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), que apoiam o município nas políticas de segurança viária. As orientações foram transmitidas pelo coordenador nacional de Fiscalização de Trânsito da BIGRS, André Correia, que integra o GRSP; e pelo representante do GRSP, Malcolm Lindsay, que acumulou 12 anos de experiência na Polícia da Nova Zelândia e atuou como consultor do Programa de Parceria para o Policiamento, em Papua-Nova Guiné, para a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) de 2018.
“Estamos aprimorando nossas habilidades na área de fiscalização, trazendo inclusive experiências de outros países. As operações integradas estão aproximando as instituições que devem zelar pela segurança pública e viária. É uma mudança de cultura para que a sociedade entenda que somos agentes que devem zelar pelo cumprimento das leis, tendo como objetivo final salvar vidas”, destacou o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomás de Sá.
Correia e Lindsay apresentaram estratégias para realizar operações orientadas pela inteligência de dados. Uma delas envolve as blitze direcionadas a partir dos fatores de risco que mais motivam os sinistros (acidentes). Em 2024, 50 pessoas perderam a vida ao dirigir após consumir bebida alcoólica e o excesso ou velocidade inadequada matou 33 pessoas no trânsito campineiro. Até maio deste ano, nove dos 27 óbitos em vias urbanas foram analisados: quatro dos casos (44%) envolviam velocidade e dois (22%) o consumo de bebida alcoólica. Também foi destacada a importância de alinhar as ações de fiscalização às campanhas de comunicação, de modo que ambas trabalhem fatores de risco em comum.
Correia enfatizou que “o caminho para a segurança viária é o trabalho conjunto de todas as forças de segurança. Campinas já vem planejando suas operações de fiscalização nesse sentido. Hoje, elas já são realizadas principalmente em locais com alta concentração de sinistros”, observou. “É preciso que a população se sinta protegida e que os infratores repensem comportamentos e tenham o receio de serem fiscalizados e punidos”, completou.
 
A capacitação tem continuidade nesta sexta (18/07) e conta com atividades práticas e estudos de caso. Também participaram coordenadores e líderes operacionais da Emdec e os representes da BIGRS Paula Bianchi (coordenadora local de Políticas Públicas de Segurança Viária) e Rafael Bueno da Silva (coordenador de Fiscalização do Estado de São Paulo e de Campinas).
 
 
 
Sobre a GRSP
A Global Road Safety Partnership é uma organização sem fins lucrativos formada em resposta ao reconhecimento global das mortes e lesões causadas por sinistros de trânsito como uma crise de saúde pública. Entre outros pontos, a parceria entre o município e a GRSP inclui a capacitação dos agentes da mobilidade urbana para a realização de blitze fiscalizatórias, baseadas em dados de sinistros (acidentes).
  
Fiscalizar para mudar comportamentos
O principal objetivo das operações de fiscalização é ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. No primeiro semestre deste ano, a Emdec promoveu 160 operações integradas, em conjunto com a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP). Elas identificaram 6 mil infrações de trânsito e mais de 1,1 mil veículos em situações que feriam a legislação foram retirados das ruas e removidos ao Pátio Municipal.
Autor: Ângela Silva e Henrique Andrade Última alteração em 17 de Julho de 2025 às 17:08