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Segurança ampliada: travessia da av. JBD terá fiscalização eletrônica, a partir de 2ª (02/06)

Com 33 sinistros (acidentes) registrados entre 2024 e 2025, a travessia da avenida John Boyd Dunlop (JBD), próximo à Estação BRT Bandeirantes, no Satélite Íris, terá fiscalização eletrônica, a partir desta segunda (02/06). Serão fiscalizados, no entorno da estação, o cumprimento da velocidade regulamentada (50 km/h), avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres, nos dois sentidos de circulação.

O monitoramento contempla a marginal da avenida JBD – Nadir Dias de Oliveira / Tom de Araújo. Os equipamentos foram remanejados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) de outros locais e o objetivo principal é a proteção de pedestres e usuários do transporte público coletivo. Imagens da fase de operação assistida dos equipamentos já flagraram situações de avanço semafórico e veículos circulando com velocidades acima de 90 km/h. As autuações começam efetivamente na segunda (02/06).
 
 
 
 
Imagens da operação assistida flagram avanço semafórico e veículos circulando a mais de 90 km/h 
A Estação Bandeirantes integra o Corredor BRT Campo Grande e é atendida pelas linhas BRT20 (Campo Grande) e BRT25 (Satélite Íris). Além da presença de usuários do Corredor BRT Campo Grande e das linhas convencionais, a travessia semaforizada recebe fluxo de pedestres do polo gerador de tráfego Higa Atacado, que fica na avenida Oswaldo Veiga, paralela a esse trecho da JBD.
 
Pela avenida JBD, a mais extensa de Campinas, circulam cerca de 60 mil veículos por dia, na soma dos dois sentidos.
 
Mais de 30 sinistros registrados neste ponto da av. JBD
Em 2024, este ponto da avenida JBD computou 29 sinistros (acidentes), na soma dos dois sentidos: 13 com vítimas feridas, 15 sem vítimas e um atropelamento. Em 2025, foram quatro ocorrências no total: três com vítimas feridas e uma sem vítimas.
 
O excesso de velocidade e o avanço semafórico foram responsáveis por quase 72% (182 mil) das 254 mil infrações identificadas pelos radares até abril deste ano. E em 2024, os fatores de risco velocidade e desrespeito à sinalização causaram, juntos, 41 mortes no trânsito.
 
Radar foi remanejado: 144 pontos de fiscalização estão mantidos
Os equipamentos instalados próximo à Estação BRT Bandeirantes foram remanejados de pontos das avenidas Antônio Carlos Couto de Barros, Júlio Prestes e John Boyd Dunlop (próximo à avenida Brasília). Não houve, portanto, ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas. O remanejamento de pontos vem sendo usado pela Emdec como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido.
 
A Emdec também vem adotando o reforço da segurança nas travessias no entorno de terminais e estações BRT por meio da fiscalização eletrônica. A estratégia foi utilizada nas travessias do Terminal BRT Santa Lúcia, no Corredor Ouro Verde, em dezembro de 2024; no novo acesso ao Terminal Campo Grande (sentido bairro – Centro), no Corredor Campo Grande, no início de fevereiro; e no entorno da Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama, no final de fevereiro.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 30 de Maio de 2025 às 11:55