
Na reta final das audiências públicas para debater a concessão do transporte coletivo com a população, a Faculdade Anhanguera (Unidade Ouro Verde), no Jardim Morumbi, Distrito do Ouro Verde, foi o cenário do encontro realizado na noite de quinta-feira, dia 19 de dezembro. Com 35 participantes, a reunião também contou com transmissão ao vivo pelos perfis da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no Instagram e Facebook.
Esta foi a décima audiência, de uma série de 11 encontros, para apresentar as bases do novo edital de licitação para a concessão do transporte público da metrópole. Desta vez, quem apresentou todos os detalhes - incluindo a revisão da frota elétrica, a incorporação do sistema PAI-Serviço e a adoção de um Sistema de Arrecadação e Remuneração (Bilhetagem) com participação da Emdec - foi o secretário de Transportes, Fernando de Caires.
"O processo de licitação de transporte é extremamente complexo, tem muitas regras, detalhes, e quando a gente está numa cidade como Campinas, tem o complicador do tamanho da cidade, da importância da cidade, volume de pessoas e automóveis", explicou Fernando, sobre como o trabalho é construído, considerando diversos fatores.
Também participaram da mesa Giselle Normanha, presidente da Emdec em exercício; Luiz Carlos Sardinha, diretor de Operações; Pedro Meloni, gerente de Planejamento e Gestão de Transporte; e Leonel Lourenço Prado, gerente de Análise Econômica e Remuneração do Transporte Público.
População aproveitou oportunidade de participação
Após conhecerem os detalhes do processo, sete participantes se manifestaram oralmente, e também houve a entrega de perguntas por escrito. Entre os temas das dúvidas e sugestões, destacaram-se questões sobre a revisão de itinerários de linhas, possibilidade de ampliação de linhas convencionais e do BRT, horários de atendimento do BRT, e atendimento do transporte coletivo à região do Jardim Morumbi.
Última audiência acontecerá nesta sexta (20), no Satélite Íris
Ainda há tempo para participar do debate. Nesta sexta-feira, dia 20, a última das 11 audiências públicas será realizada no Satélite Íris, Distrito do Campo Grande. O encontro acontecerá das 18h30 às 21h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Campus Campinas, localizado na rua Heitor Lacerda Guedes, nº 1.000.
No total, aproximadamente 470 pessoas participaram dos dez encontros já realizados. Além da promovida nesta quinta (19), no Jardim Morumbi, as audiências ocorreram nas seguintes regiões: Centro, Barão Geraldo, Padre Anchieta, Campo Belo/Jardim Fernanda, Swift, Londres, Sousas, Vida Nova e Amarais.
As sugestões pertinentes registradas durante as audiências serão incorporadas nas próximas etapas do processo de licitação. Os próximos passos também incluem a disponibilização da minuta de edital para consulta pública, criação do modelo de gestão da bilhetagem, ajuste e atualização do projeto básico e abertura das propostas.
Todas as informações sobre a concessão estão disponíveis em www.emdec.com.br/novotransporte. O conteúdo apresentado nas audiências também pode ser acessado no hotsite.