Mais uma rota para ciclistas: Campina Grande / São Luiz

O Distrito do Campo Grande acaba de ganhar mais uma infraestrutura cicloviária: Campina Grande / São Luiz. O trajeto tem 2,95 km; e os investimentos foram da ordem de R$ 2,1 milhões.
A nova rota cicloviária foi entregue para Campinas na manhã desta quinta-feira, dia 04 de julho, durante gravação de vídeo feita pelo prefeito Dário Saadi, no entroncamento entre os dois bairros. Moradores da região acompanharam a entrega.
“Essa é uma entrega fantástica! Uma ciclovia que vai aqui do chamado ‘Estradão’ (Estrada Municipal CAM 268) do Campina Grande e São Luiz até o Parque Floresta, que agora tem um ‘Calçadão’ e ganhou essa ciclovia. Mais uma ciclovia para Campinas, que interliga com outras existentes, e chega até o Terminal do Campo Grande. É qualidade de vida, aqui para o pessoal da região. E o atendimento de uma reivindicação antiga dos moradores, que era esse calçamento no ‘Estradão’, destacou o prefeito Dário.
Os moradores aprovaram a obra. A dona de casa Josiene Cecília Martins é moradora do bairro São Luiz há mais de 20 anos. Ela enfatizou a importância da obra. “Ficou perfeita! Durante muito tempo o pessoal está ‘brigando’ para isso. Era impossível caminhar aqui. E hoje a gente vê mãe caminhando com criança, com carrinho de criança, gente passeando com cachorro e os ciclistas podendo ter onde andar com segurança. É incrível! Ficou muito bom”, disse.
Com mais essa entrega, Campinas quase atinge 113 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). São 112,97 km. Na gestão Dário Saadi já são 46,49 km de trajetos para ciclistas.
Neste ano (2024), com a Campina Grande / São Luiz, já são seis ciclovias concluídas. As outras cinco foram: Florence II – Pirelli (1 km), no dia 15 maio; Garcia – Aurélia (1,7 km), no dia 22 maio; Vila União (3,4 km), no dia 28 maio; Garcia – Londres (1,84 km), no dia 26 de junho; e no dia 28 de junho a Campos Sales (0,7 km), dentro do projeto de revitalização da via.
Na entrega, além de grupo de moradores, o prefeito Dário estava acompanhado pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; e pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires.
Riverete destacou a data em que o vereador Higor Diego Ralla o trouxe para a região, para um passeio ciclístico com diversos integrantes, e o grupo reivindicou uma ciclovia no local, que chegasse até o Terminal Campo Grande. Foi no dia 19 de fevereiro de 2022. “Hoje ela foi entregue. O trabalho deu certo. Quem ganha é quem utiliza esse espaço e terá mais dignidade. É um dia histórico, pois estamos nos últimos bairros na região do Distrito do Campo Grande e fizemos uma rota cicloviária que chega até o Terminal. Interliga com o transporte público. E, outro detalhe, ela também tem interligação com o Terminal Itajaí. Então, os dois bairros possuem interligação com os dois terminais da região, por meio de ciclovias”, enfatizou.
A entrega da infraestrutura cicloviária Campina Grande / São Luiz é mais uma ação dentro das comemorações dos 250 anos de Campinas. O principal objetivo é criar um sistema de transporte sustentável e econômico, que contribua com o meio ambiente e a saúde dos cidadãos. Também ampliar o uso da bicicleta, garantindo ao ciclista condições de segurança e conforto. E interligar a rede existente, com trechos que possibilitem a conectividade entre as rotas; e a integração com o transporte público coletivo.
Dados Campina Grande / São Luiz

A infraestrutura cicloviária Campina Grande / São Luiz possui 2,95 km. Ela começa no entroncamento dos dois bairros e segue como ciclovia pela Estrada Municipal CAM 268. No local foi construída uma infraestrutura de pavimento, antes inexistente. Com isso, ela interliga os dois bairros à rua Juvenal Fernandes, na região do Parque Floresta.
A nova rota cicloviária proporciona a continuidade para o sistema cicloviário existente no Parque Floresta; Itajaí (Praça João Amazonas) até o Terminal Itajaí; e Praça da Concórdia. Após a Praça da Concórdia, segue em calçada compartilhada até o antigo Terminal Campo Grande. A partir deste ponto, segue como ciclovia, no canteiro central, até o Terminal BRT Campo Grande.
Com isso, a nova rota cicloviária permite a interligação com outros trajetos para ciclistas; e dá acesso à equipamentos públicos importantes, como terminais urbanos, praças esportivas, escolas, comércios, entre outros.
Os investimentos foram da ordem de R$ 2.134.137,06. O responsável pelas obras foi a empresa A. C. Pizziolo Engenharia Ltda.
Mais rotas cicloviárias em execução
- Parque Prado. 2,6 km. Ciclovia das avenidas Brunoro de Gasperi / São José dos Campos, na região do Parque Prado. Fruto de contrapartida da construtora MRV. Investimentos de R$ 597.200,00.
- José Bonifácio. Começa no cruzamento da avenida José Bonifácio com a rua Mogi Guaçu, seguindo por 440 metros até a Paróquia Imaculado Coração de Maria. Possibilita a integração com a ciclovia Nova Campinas – Flamboyant, que tem 6,9 km e foi entregue em 22 de julho de 2022. Ela chega até o Portão 2 do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. E, a partir daí, com a ciclofaixa Nova Campinas – São Fernando, que tem 1 km e foi entregue em 11 de novembro de 2022. Atende várias unidades comerciais. Os investimentos são da ordem de R$ 440.093,26.
- Avenida Mercedes Benz – Terminal Ouro Verde. São 8,5 km de trechos com ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que atenderão áreas industriais, comerciais e instituições públicas, promovendo a integração com o transporte público coletivo. Investimentos são da ordem de R$ 2,8 milhões. Obras começaram no final de dezembro de 2023.
- Via Norte. Terá 3,13 km. Começa como ciclovia na rua dos Cambarás, a partir da rua Dr. Alberto Franco Lamounier. Passa pela Praça Maria Iraci dos Santos; prossegue pela Cambarás, em calçada compartilhada, até o cruzamento com rua Dr. Ataliba Batista Soares de Sá. A partir deste ponto, segue pelo canteiro central, como ciclovia, até a rua das Acácias. Continua pelo lado direito, em ciclovia, margeando o passeio existente até a rua dos Ipês Amarelos. Prossegue pelo canteiro central pelo lado direito, margeando a estrada Luiz Fernando Rodriguez, até a rua das Imbuias. Terá paraciclos. No trajeto, há equipamentos públicos e locais de interesse importantes, como a Praça Maria Iraci dos Santos, que possui academia ao ar livre, centro de saúde, escolas, templos religiosos, comércios e empresas. Os investimentos são da ordem de R$ 2.420.962,45. O responsável pela obra é a empresa A. C. Pizziolo Engenharia Ltda.
- Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café / Mata Santa Genebra. Terá 4,8 km. Ela começa na rua Mata Atlântica, prosseguindo pela avenida Engenheiro Jorge Bierrembach de Castro, rua Helenita Aparecida Bassan de Sá, até a avenida Dr. Eduardo Pereira de Almeida. Continua pela rua Gilberto Pattaro, até a avenida Santa Isabel, interligando com a ciclofaixa existente no local. No outro trecho, inicia na rua José Martins, interligando com a ciclovia existente no local, seguindo pela rua Antônio Pierozzi, até a Praça Durval Pattaro. No traçado há comércios, áreas de lazer, templos religiosos e empresas. Ela terá paraciclos. Os investimentos são da ordem de R$ 1.705.000,00. O responsável pela obra é a empresa Engetela Comércio e Serviços Ltda.
- José Paulino. Terá 0,85 km. Ela começa no entroncamento com a avenida Dr. Moraes Salles, chegando até a avenida Orosimbo Maia. Execução dentro do projeto de revitalização da via, que tem custo total de R$ 4,48 milhões. Ela terá paraciclos.
Campinas 250 anos
A implantação de novas rotas cicloviárias no município, promovendo a mobilidade ativa, está entre as ações que comemoram os 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.
Autor: Márcio Souza
Última alteração em 04 de Julho de 2024 às 15:56