Perguntas Frequentes

ver todas
Zona Azul Digital

Como adquirir o cartão digital? 

O cartão digital pode ser adquirido diretamente no smartphone, pelo aplicativo da Emdec, ou nos pontos de venda credenciados. 


O talão físico continua valendo?

A população pôde utilizar os talões de papel remanescentes pelo período de 30 (trinta) dias, até o dia 9 de abril de 2022. Após esta data, eles perderam a validade.  


É necessária a impressão de comprovante para colocar no painel do carro?

Não, todo o sistema de fiscalização funciona pela placa do carro. Não é necessário comprovante para colocar no painel.


Qual o valor do cartão da Zona Azul Digital?


Apesar da mudança para o sistema digital, o valor da tarifa de estacionamento foi mantido em R$ 4,00 (dias úteis). Aos sábados, o valor é de R$ 2,00.


É possível comprar mais créditos que o equivalente a um cartão digital?

Sim. Para isso, basta que o munícipe faça o cadastro, compre os créditos e vá realizando as ativações. A ativação pode ser feita em qualquer ponto de venda ou pelo aplicativo, pois todo o sistema é integrado.


Quais as formas de pagamento disponíveis?

A Zona Azul Digital conta com múltiplas formas de pagamento: cartões de crédito e débito, Pix e boleto bancário.


É possível pagar em dinheiro?

Não. As formas de pagamento são cartão de crédito, cartão de débito, Pix e boleto bancário.


Por quanto tempo é permitido permanecer na vaga? 

O tempo de permanência pode ser de 1 (uma), 2 (duas) ou 5 (cinco) horas, de acordo com o local e região. Esse tempo pode ser verificado nas placas de sinalização ou no sistema da Zona Azul Digital, na opção “Mapa de Vagas”.


Como indicar o tempo de permanência do veículo?

Cada cartão digital vale pelo tempo de permanência indicado nas placas de sinalização, que pode ser de 1 (uma), 2 (duas) ou 5 (cinco) horas. Ou seja, o cartão digital é o mesmo, o que muda é o tempo de permanência do local.


É possível ativar 2 (dois) cartões digitais?

Não, é possível ativar apenas um cartão digital por vez, porque o sistema de fiscalização entende o período de permanência pela hora de ativação do cartão digital. Assim, é necessário que o munícipe ative o segundo cartão após o término do primeiro. Esse mecanismo é para garantir a rotatividade da Zona Azul Digital.


É possível ativar o cartão antes do horário de início da Zona Azul?

Não. O sistema de fiscalização entende a permanência pelo horário de ativação, portanto é necessário ativá-lo a partir do início do funcionamento.


Como utilizar a Zona Azul Digital se a bateria do celular acabar?

Em situações em que o usuário estiver sem bateria ou acesso ao celular, poderá adquirir o cartão digital nos pontos de venda credenciados, ativando o uso da vaga.


Quais são os serviços disponíveis na rede credenciada?

- Compra de créditos e ativação do cartão digital: informe a placa do veículo e faça o pagamento para liberar o uso da vaga.
- Ativação de créditos existentes: é necessário ter saldo no sistema da Zona Azul Digital.
- Auxílio para a realização do cadastro no sistema da Zona Azul Digital: informe CPF e senha. Após essa etapa, o usuário poderá utilizar o sistema de forma autônoma pelo smartphone e aplicativo da Emdec


Como localizar os pontos de venda credenciados?

Recentemente, houve uma expansão do número de placas de Zona Azul que contam com QR Code. Ao escanear o código pela câmera do smartphone, o usuário pode baixar o aplicativo da Emdec e consultar o mapa que indica os pontos credenciados (endereço e horário de funcionamento). Os pontos de venda também podem ser consultados na opção “Mapa de Vagas” do sistema da Zona Azul Digital. 


Como funciona o repasse das vendas realizadas?

A Emdec realiza, em dois dias do mês, o repasse equivalente a 10% das vendas, descontadas as taxas de transação.


É possível visualizar no sistema as vagas de estacionamento desocupadas?

Não. O sistema da Zona Azul Digital mostra apenas os endereços das vagas existentes no município e o tempo de permanência em cada região. 


Os veículos de monitoramento multam?  

Sim. Os veículos equipados com câmeras OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres) realizam monitoramento, com Agentes da Mobilidade Urbana embarcados. A tecnologia disponível indica os veículos irregulares para o agente, que faz a conferência e emite o auto de infração, se confirmada a situação.