Quem ainda não tem uma antena corta-pipa instalada na motocicleta terá a oportunidade de garantir o item de segurança nesta sexta-feira, dia 5 de abril, em ação educativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Desta vez, a iniciativa será realizada no estacionamento do shopping Iguatemi Campinas, das 11h às 13h.
De janeiro a março de 2024, a Emdec já distribuiu aproximadamente 1 mil antenas corta-pipa, em nove ações educativas realizadas em diversos pontos da cidade. O equipamento protege motociclistas contra linhas cortantes usadas para empinar pipas, prática proibida e que pode gerar sinistros (acidentes) fatais.
A ação da Emdec já é tradicional: ao longo de 2023, cerca de 4 mil motociclistas receberam o item de segurança. Durante as abordagens educativas, os motociclistas também são orientados sobre comportamentos seguros no trânsito.
População também será orientada em pontos perigosos do trânsito
Já na quinta-feira, dia 4, a equipe de Educação da Emdec estará presente nas avenidas John Boyd Dunlop (JBD) e Moraes Salles, em outra ação: a conscientização em pontos críticos de sinistralidade no trânsito de Campinas.
Das 7h às 9h, condutores e pedestres serão orientados no sentido bairro-Centro da JBD, próximo à avenida Brasília. O local ocupa a terceira posição em ranking dos 50 pontos mais críticos do trânsito de Campinas, considerando a ocorrência de sinistros e seu nível de severidade. A lista foi criada pela Emdec para nortear ações em prol da segurança viária, e contabiliza dados dos últimos cinco anos, de 2019 a janeiro de 2024.
Mais tarde, das 11h às 13h, será a vez do Centro receber a ação, no cruzamento da av. Moraes Salles com a rua Coronel Quirino, que consta na 17ª posição do ranking.
A depender das condições climáticas, as ações poderão ser reagendadas.