Notícias

ver todas
Semáforos ‘inteligentes’ são implantados em mais dois cruzamentos de Campinas

Ganhar tempo nos semáforos sem desrespeitar a sinalização já é realidade em cinco cruzamentos de Campinas. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta quinta-feira (28/04), a implantação de sistemas de semáforos “inteligentes” nos cruzamentos das vias Waldemar Paschoal e Antônio Cesarino, no Centro; e das avenidas Suaçuna e Jacaúna, na Vila Aeroporto. Outros três pontos já contam com a tecnologia. 

Câmeras que identificam o fluxo de veículos foram instaladas nos conjuntos semafóricos pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Em tempo real e de forma automática, o sistema regula o tempo de permanência na fase verde, com base na demanda veicular, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica. 

“Campinas é uma das cidades com maior número de veículos em relação à densidade populacional. Por isso, estamos investindo na modernização do parque tecnológico de controle do trânsito, como forma de ampliar a fluidez viária, evitar congestionamentos e diminuir o tempo de deslocamento das pessoas pela cidade”, detalhou o prefeito Dário Saadi. 

A novidade foi lançada durante live realizada na Sala Azul do Paço Municipal. Participaram o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o vereador Otto Alejandro, representando a Câmara Municipal; a diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner; e a assessora de diretoria, Karlise Klafke Baldoni, que explicou o funcionamento da tecnologia. 

“Os semáforos inteligentes representam inovação e tecnologia para nossa cidade e se refletem em mais qualidade de vida para os campineiros e, também, na ampliação da segurança viária”, enfatizou Riverete. 

O secretário de Transportes, Fernando de Caires, destacou que “a visão integrada de mobilidade urbana congrega tecnologia e humanização. Daí a importância dos semáforos inteligentes, que usam tecnologia para dar mais agilidade ao tráfego e resultam em ganho de tempo para a população”. 

Cada cruzamento semaforizado recebeu três câmeras, com custo total de R$ 96 mil, investidos por polos geradores de tráfego como contrapartida pela instalação de empreendimentos na cidade. 

Os equipamentos não são utilizados para a fiscalização de trânsito, ou seja, não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.

 

                     Av. Suaçuna x Av. Jacaúna                                            Av. Waldemar Paschoal x R. Antônio Cesarino

Plano de expansão da tecnologia 
Além da implantação dos dois novos pontos de semáforos inteligentes, o presidente da Emdec anunciou um plano de implantação de equipamentos semafóricos inteligentes no município. 

Atualmente, Campinas conta com cerca de 700 cruzamentos semaforizados. “Desse total, cerca de 10%, ou seja, 70 equipamentos, contarão com essa tecnologia inteligente, no prazo de seis meses a um ano. Para essa implantação, vamos priorizar cruzamentos que apresentam congestionamentos nos horários de pico”, explicou Riverete. 

Como funcionam os semáforos inteligentes
Instaladas nos braços semafóricos, as câmeras detectam o fluxo de veículos nas vias. Os dados alimentam um sistema que ajusta os tempos semafóricos, em tempo real, de acordo com a quantidade de veículos registrada na via, dando mais fluidez ao trânsito. Outros critérios são os intervalos sem que haja a passagem de veículos e a presença de veículos com prioridade, como ambulâncias.

Em paralelo, os semáforos obedecem a programações de tempos mínimos e máximos, estipuladas previamente pela equipe técnica da Emdec, de acordo com as características das vias. 

Além de se adaptarem às condições de trânsito e evitar lentidões, os semáforos “inteligentes” diminuem os períodos de pico nos cruzamentos contemplados e inibem o desrespeito às fases semafóricas, ampliando a segurança viária e prevenindo acidentes. Outra vantagem é o aprimoramento da contagem de fluxo veicular nas vias contempladas. 

Atualmente, 56% dos semáforos estão centralizados e integrados à Divisão de Controle Operacional da Emdec, permitindo o monitoramento e programações remotas em tempo real. Os semáforos inteligentes operam isoladamente em locais com fluxo de veículos variável.

Histórico 
O projeto piloto de semáforos “inteligentes” foi iniciado pela Emdec, com a implantação das câmeras no cruzamento das vias Waldemar Paschoal e Marechal Carmona, na região central, em 2019. 

Em 2021, o projeto foi estendido para outros dois cruzamentos semaforizados: Rua Engenheiro Cândido Gomide x Rua Camargo Paes (Jardim Guanabara); Avenida das Amoreiras x ruas Maria Anna Cremasca Levantezi x Antônio Vicente Levantezi (Parque Montreal). Neste último ponto, a instalação das câmeras, simultânea à implantação dos semáforos, foi fundamental para otimizar a circulação no local. 

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 05 de Maio de 2022 às 18:18